Viagem à mão: nove aplicativos que vão ajudar você a se programar

Da mala à reserva de hotéis, das passagens aos restaurantes, a solução pode estar na palma da sua mão – e sem esforço

Fazer a mala pode ser tão difícil quanto achar hotel em país desconhecido. Não falar o idioma do local é pior ainda. Já mostramos o site “Quanto Custa Viajar“, que cota o quanto você gastará durante um mochilão, por exemplo. Agora é a vez dos aplicativos. Para ajudar do planejamento até a tradução de placas, a VIP selecionou nove aplicativos — para iOS e Android — que podem te dar uma bela mãozinha na hora da viagem. Veja abaixo quais são:

SkyScanner e Booking

sky

São os dois melhores pontos de partida para programar a viagem. O primeiro cuida das passagens, o segundo, dos hotéis. A busca é ágil, engloba o mundo inteiro, informa as melhores tarifas e permite mudar, do celular mesmo, detalhes como destino e horários de chegada.

Disponível: IOS e Android

OBB Banh

obb

Para quem quer viajar dentro da Europa o app é indispensável: mostra em detalhe todas as linhas de trem do continente, com horários de saída e chegada, duração das viagens e onde comprar os melhores bilhetes.

Disponível: IOS e Android (grátis)

Foursquare

four

Usado no modo Explore, o app se transforma num excelente guia para indicar, ao redor de ondevocê estiver, os melhores bares e restaurantes, com indicaçõese resenhas dos próprios usuários. Vale muito a pena.

Disponível: IOS e Android (grátis)

Word Lens

lens

Apontou, traduziu. É assim que funciona o app. Basta apontar, por exemplo, um cardápio em francês ou alemão para o smartphone e ele dá opções de tradução em mais de dez línguas. Não é perfeito (o português só recebe conversões de espanhol e inglês), mas funciona.

Disponível: IOS e Android (grátis)

Right Size

usize

Você informa suas medidas e o app converte-as para as relativas ao país em que você está (quanto veste ou calça). Ou seja, dá para comprar roupa sem medo de descobrir que não serviu apenas quando chegou aqui.

Disponível: IOS (grátis)

Skype e Viber

skype

Sem essa de gastar granacom telefonemas. Tanto Skype como Viber funcionam nesse modo e também para troca de mensagens e conversas em vídeo a um custo menor (ou gratuito) que o das operadoras tradicionais.

Disponível: IOS e Android (grátis)

uPackingList

upacking

É mão na roda: você informa ao aplicativo os detalhes da viagem (quanto tempo, quantas pessoase o destino, por ex.) e ele indica o que levar, quantas peças ecomo organizá-las, além de lembrar de documentos a remédios que você deve levar na bagagem.

Disponível: IOS e Android (grátis)