Tom Cruise e ‘Missão impossível’ apresentam espetáculo em 3D

Com um ritmo que recupera o melhor do primeiro longa da série, o filme elimina os empecilhos que prejudicaram as duas outras sequências

Redação internacional – Espetáculo em estado puro: é assim que pode ser resumido ‘Missão Impossível – Protocolo Fantasma’, com um Tom Cruise que esbanja energia e maravilhosas imagens em 3D.

Deixando de lado a história surreal e alguns diálogos que beiram o absurdo, o filme dirigido por Brad Bird (responsável por ‘Ratatouille’ e ‘Os Incríveis’) é um instrumento de entretenimento que cumpre sua incumbência com perfeição.

Com um ritmo que recupera o melhor do primeiro longa da franquia, iniciada em 1996, elimina os empecilhos que prejudicaram as duas outras sequências, nas quais a história se levava a sério demais.

Mais humor e personagens coadjuvantes que encaixam perfeitamente em torno do herói tornam possível a sensação causada por Cruise e as trepidantes cenas de ação.

A história começa em Budapeste, continua em Moscou e Dubai e acaba em Mumbai, em um percurso por impressionantes cenários que permitiram brincar com a mudança de localizações, as diferentes luzes e os ambientes sociais de cada um dos lugares.

O inexpugnável Kremlin, uma aterrorizante prisão em Budapeste e a torre Burj Khalifa de Dubai – a mais alta do mundo, com 828 metros – são perfeitos para as aventuras protagonizadas por Ethan Hunt e seus companheiros.


Ao lado de Cruise, a espetacular Paula Patton desfila boa forma e beleza no filme, mas com suficiente qualidade para formar um ótimo casal profissional com o agente secreto.

A parte cômica fica a cargo de Simon Pegg, que brilha como Benji, e o quarto elemento do grupo é Jeremy Renner, como um analista que tem muito a esconder.

Contra eles há um variado grupo de vilões, mas todos com menos força do que era de se esperar: Vladimir Mashkov, Samuli Edelmann e Léa Seydoux não conseguem dotar seus personagens da maldade necessária.

Mais interesse provoca a participação do indiano Anil Kapoor, estrela de Bollywood, que faz o papel de um playboy de Mumbai.

Muitos personagens e muitos cenários para um filme que apresenta vertigem, velocidade e sensações físicas mais rotundas que as obtidas pela maioria dos filmes em 3D.

‘Missão Impossível – Protocolo Fantasma’ estreia nesta sexta-feira em todo o mundo.