Thiago Silva dá resposta com gol, mas perderá semifinal

Apesar do gol, zagueiro recebeu o segundo cartão amarelo e cumprirá suspensão automática na semifinal contra a Alemanha

Teresópolis – Titular indiscutível da seleção brasileira, o zagueiro Thiago Silva sofreu com raros questionamentos durante os dias que antecederam o jogo contra a Colômbia, pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Mas a sua resposta foi dada da melhor forma possível: com o gol que ajudou a definir a classificação do Brasil para as semifinais da competição, na vitória por 2 a 1 sobre os rivais sul-americanos, no Castelão.

Só o que o seu dia não foi perfeito, afinal, recebeu o segundo cartão amarelo na Copa e cumprirá suspensão automática na semifinal contra a Alemanha.

Ao se afastar dos companheiros antes da disputa de pênaltis contra o Chile no Mineirão, no último sábado, pelas oitavas de final da Copa, Thiago Silva teve a sua liderança dentro do grupo questionada.

Mas ele começou a dar a sua resposta ao pedir a palavra antes da entrada em campo, no Castelão, nesta sexta-feira, falando para que os companheiros jogassem pelo volante Luiz Gustavo, suspenso pelo segundo cartão amarelo.

Em campo, foi o que Thiago Silva fez. O zagueiro abriu o placar aos sete minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio e desabafou na comemoração, aos gritos de “Aqui é Brasil!”.

Assim, também encerrou um jejum de 20 anos sem um gol de capitão do Brasil na Copa – o último havia sido de Raí, em 1994, com o pênalti convertido na vitória por 2 a 0 sobre a Rússia.

E o lance foi o ponto alto de uma boa partida do capitão da seleção, praticamente sem erros no sistema defensivo e com seis roubadas de bola.

O ponto baixo, porém, custou caro. Aos 19 minutos do segundo tempo, Thiago Silva tentou impedir que o goleiro colombiano Ospina repusesse a bola rapidamente e acabou sendo advertido pelo árbitro espanhol Carlos Velasco.

Assim, recebeu o seu segundo cartão amarelo nesta Copa e está fora da semifinal de terça-feira com a Alemanha.

Thiago Silva estava “pendurado” com uma advertência desde o segundo jogo do Brasil na Copa, o empate por 0 a 0 com o México, também em Fortaleza, quando foi advertido após falta dura em Chicharito Hernandez.

E agora ele poderá atuar em Belo Horizonte, sendo provavelmente substituído pelo zagueiro Dante, o que deverá ser confirmado pelo técnico Luiz Felipe Scolari nos próximos dias.

O Brasil iniciou a partida desta sexta-feira com seis jogadores “pendurados”, sendo três deles titulares – além de Thiago Silva, os atacantes Hulk e Neymar.

O Brasil só perdeu o seu capitão para a semifinal de terça-feira, quando terá a volta de Luiz Gustavo. Assim, resta saber quem pedirá para o Brasil jogar pelo agora reabilitado Thiago Silva no jogo que valerá uma vaga na decisão do Mundial.