The Rum Diary: mais um capítulo da amizade de Johnny Depp e Hunter Thompson

Veja o trailer do filme em que o ator volta a interpretar um alter ego do jornalista

Pouco mais de 13 anos depois, Johnny Depp volta a interpretar um dos alter egos do lisérgico jornalista Hunter S. Thompson. Primeiro, o ator deu vida ao tresloucado Raoul Duke, de Medo e Delírio (1998), agora é a vez de encarnar o infeliz Paul Kemp, de Rum – Diário de Um Jornalista Bêbado. O lançamento do novo filme está marcado para 28 de outubro, nos EUA, no Brasil ainda não se sabe se irá para o cinema antes da versão em DVD e Blue-Ray.

A relação entre Depp e Thompson foi muito além das telas. O vínculo nasceu com a admiração do milionário ator hollywoodiano pelo gonzo jornalismo criado pelo escritor nos anos 60 e se tornou uma amizade de carne e osso. Se não fosse a influência – e insistência – do ator dos arrasa-quarteirões, dificilmente o estilo único do jornalista teria chegado à sétima arte.

Tamanha a proximidade entre os dois, que, em 2005, quando Hunter deu cabo da própria vida com um tiro de rifle na cabeça, foi Johnny quem custeou uma exótica homenagem ao amigo. Após cremar o corpo, as cinzas foram lançadas em um pequeno foguete sobre a propriedade do escritor, a Fazenda Coruja, em Aspen, Colorado.

Além disso, há outras provas dessa amizade, como uma série de vídeos de Depp lendo cartas enviadas a ele por Thompson. Estão disponíveis no Youtube, inclusive. E a animação Rango (2011), uma vez que o desenho tem os traços de Ralph Steadman, cartunista e amigo de viagens do autor de Medo e Delírio em Las Vegas, claras referências às obras do escritor e a voz de Johnny Depp para o personagem-título.

The Rum Diary

Nesta nova incursão no universo gonzo, o ator está sob a direção de Bruce Robinson (Como Fazer Carreira em Publicidade – 1989) para ser Paul Kemp, um jornalista desgostoso com a vida em Nova York que resolve se mudar para Porto Rico, onde vai trabalhar no jornal San Juan Star. No Caribe, ele passa os dias sob o efeito de rum (e outras coisas) e se apaixona pela noiva de um influente empresário envolvido em negócios duvidosos.

Veja o primeiro trailer do filme, ainda sem título em português: