Tarja Turunen lança novo álbum com a banda Harus

Disco mistura música erudita e rock pesado e foi gravado ao vivo em um dos melhores auditórios da Europa

São Paulo – Em finlandês, a palavra “Harus” é usada para nomear quatro cabos que sustentam uma barraca, tenda ou mastro de um navio. O nome também batiza a nova banda de Tarja Turunen, ex-vocalista do grupo de metal melódico Nightwish, junto com os músicos Kalevi Kiviniemi (órgão), Marzi Nyman (guitarra) e Markku Krohn (percussão). Mas, neste novo projeto, a cantora deixa de lado o som pesado para interpretar apenas músicas clássicas. O trabalho é, segundo Tarja, um retorno às raízes, já que ela começou a carreira como cantora clássica.

Batizado de “Tarja Turunen & Harus – In Concert Live At Sibelius Hall”, o disco foi gravado ao vivo em um dos melhores auditórios da Europa. “Ele fica na Finlândia e tem uma acústica maravilhosa”, contou Tarja, em entrevista por telefone. “Além disso, tem um belíssimo órgão que fica no centro do teatro, que foi tocado por Kalevi.” O teatro leva o nome do compositor clássico finlandês Johan Julius Christian Sibelius (1865-1957).

A cantora conta que a ideia para o Harus vem sendo amadurecida desde 2006. “É curioso que nosso primeiro disco seja lançado ao vivo”, diz Tarja. “Mas já estamos nos preparando para as composições novas, que serão lançadas em um álbum de estúdio.”

No YouTube, já é possível assistir a alguns trechos da apresentação, como a canção “Walking in the Air”. Nela, há instrumentos como xilofone, violino e órgão. Mas há também guitarra elétrica. “É difícil para mim escolher entre a música clássica e o heavy metal. São dois estilos que me fazem feliz. Posso afirmar que os dois me completam”, diz Tarja.

Há, no entanto, uma diferença básica entre os dois gêneros que Tarja faz questão de frisar. “Nos shows de rock, as pessoas gritam. Nos de música clássica, é um silêncio absoluto.” Tarja destaca também que é a oportunidade de seus fãs metaleiros conhecerem mais sobre música clássica e vice-versa. “Para mim, não existem fronteiras na música.” Mas os fãs de metal não devem estranhá-la cantando música clássica. A poderosa voz da finlandesa, apesar das diferenças de estilo, mantém um padrão que é facilmente identificável.

Além do CD, também será lançado um DVD que, como sugeriu a cantora, será uma espécie de concerto de Natal. “É tempo de Natal. Um concerto vem bem a calhar.” Tarja, que faz carreira solo desde 2004, veio ao Rock in Rio em setembro e se apresentou ao lado da banda Angra. Agora, faz planos para voltar no ano que vem, com a nova banda. “Estamos divulgando o Harus, mas não sei ao certo quando vou ao Brasil.” As informações são do Jornal da Tarde.