Star Wars vai ganhar filme de realidade virtual

Projeto foi anunciado pela divisão de tecnologias avançadas da Lucasfilm - que também produziu uma demo de realidade aumentada

O anúncio foi feito pela Industrial Light & Magic (ILM), empresa que George Lucas fundou nos anos 1970 e produz os efeitos especiais de Star Wars, bem como dezenas de outros blockbusters.

O filme está sendo escrito pelo roteirista David S. Goyer, autor dos últimos três filmes da série Batman (todos dirigidos por Christopher Nolan e sucessos de crítica e público), e será lançado em 2017 ou 2018. Darth Vader é o protagonista do filme, cujo enredo e título não foram divulgados.

“Você vai ser um visitante em meio à história, e poderá até ter algum efeito sobre ela”, revelou Goyer ao site The Verge. Será possível explorar os cenários e interagir com objetos e personagens, mas o foco não é esse – a ideia é que você acompanhe o enredo como num filme normal, só que em RV: com imagem e som em 360 graus.

O estúdio não fez nenhum comentário sobre plataformas, mas o filme provavelmente será compatível com os principais capacetes de realidade virtual (Oculus Rift, Playstation VR e HTC Vive).

O projeto está sendo conduzido pela ILMxLAB, que é a divisão de tecnologias avançadas da ILM e recentemente chamou a atenção com uma demonstração de Star Wars em realidade aumentada – na qual aparecem versões holográficas dos robôs R2-D2 e C3PO sobrepostos, em tempo real, à imagem de uma sala.

A demonstração, que você pode ver no vídeo abaixo, roda nos óculos da Magic Leap, startup que está desenvolvendo um sistema de realidade aumentada (e recebeu US$ 1,4 bilhão de um grupo de investidores que inclui o Google).