Sorteio dos grupos da Copa das Confederações acontece sábado

O evento acontecerá no centro de convenções do Anhembi, em São Paulo

São Paulo – Os grupos da Copa das Confederações, competição que reúne a atual campeã do mundo, Espanha, o Brasil, país-sede, e mais seis campeões continentais, serão sorteados neste sábado, a partir das 11h30 (horário de Brasília) no centro de convenções do Anhembi, em São Paulo.

O evento será dirigido pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke e terá também a apresentação da bola oficial da competição, que será conduzida pelo duas vezes campeão mundial Cafu. Além de personalidades do mundo esportivo, a cerimônia também contará com a participação da modelo Adriana Lima e do chef Alex Atala.

Além disso, estarão no sorteio seis dos oito treinadores das seleções participantes: Óscar Washington Tabárez (Uruguai), Cesare Prandelli (Itália), Vicente Del Bosque (Espanha), Eddy Etaeta (Taiti), José Manuel de la Torre (México) e Luiz Felipe Scolari, o novo técnico do Brasil. O único técnico de seleção confirmada que não estará no evento é Alberto Zaccheroni (Japão).

O CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade, explicou ao site da Fifa qual a importância do evento deste sábado. “Podemos considerar o sorteio da Copa das Confederações também um evento-teste, já que todas as nossas áreas operacionais estão sendo treinadas. Além disso, delegações das sete seleções estão recebendo detalhes sobre a organização e os preparativos para o torneio”.

Anfitrião, o Brasil já sabe que encabeçará o Grupo A, no qual também estará a Itália, vice-campeã da Eurocopa. Já a Espanha, como atual campeã do mundo e da Europa, estará no Grupo B, que também terá o Uruguai, campeão da Copa América. A Fifa anunciou querer evitar cruzamentos de seleções do mesmo continente na primeira fase.

O restante dos campeões continentais entrará em uma urna para decidir suas respectivas posições nestes dois grupos: México, Japão, Taiti e o representante africano, que só será conhecido no próximo dia 10 de fevereiro, com o término da Copa Africana de Nações.


Também já foram divulgadas as datas, horários e cidades onde as 16 partidas serão disputadas: Brasília – sede do abertura -, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro, que receberá a final.

O pontapé inicial da Copa das Confederações será dado no sábado, dia 15 de junho, entre a seleção brasileira e o adversário que ficar na posição A2 no sorteio. Posteriormente, na quarta-feira, dia 19, os comandados por Luiz Felipe Scolari jogarão em Fortaleza e concluirão a primeira fase em Salvador, no sábado, dia 22.

Os dois primeiros de cada grupo avançarão às semifinais, que serão disputadas em Fortaleza e Belo Horizonte. Os vencedores destes confrontos vão à final, que será disputada no Rio de Janeiro, no Maracanã, enquanto os perdedores disputarão o terceiro lugar em Salvador, no estádio da Fonte Nova.

Além de atual anfitriã, a seleção brasileira ganhou as duas últimas edições da Copa das Confederações – a da Alemanha, em 2005, e a da África do Sul, em 2009. Em 1997, o Brasil também se consagrou campeão na Arábia Saudita.

O México, que é o único dos outros participantes que já ganhou o torneio, ficou com o título em 1999. Outros campeões são Argentina (92), Dinamarca (95) – quando o torneio ainda não era organizado pela Fifa, e se chamava Copa Rei Fahd – e a França em 1999 e 2001.

Este último foi o primeiro ano em que a competição se tornou uma prévia para a Copa do Mundo do Ano seguinte, tendo sido realizada na Coreia do Sul e Japão, sedes do mundial de 2002.