Shakira e Xuxa se unem em defesa da infância no Rio de Janeiro

As duas artistas e autoridades do Governo brasileiro assinaram acordo no Rio de Janeiro, onde a colombiana participa do festival Rock in Rio

Rio – A cantora colombiana Shakira e a apresentadora Xuxa se uniram nesta sexta-feira, através de suas fundações beneficentes, para ajudar às crianças menores de seis anos de comunidades mais pobres do Brasil.

As duas artistas e autoridades do Governo brasileiro assinaram acordo no Rio de Janeiro, onde a colombiana participa do festival Rock in Rio, de cooperação em que seus primeiros quatro anos pretendem levar “melhor educação” a crianças de 100 centros educativos no Brasil.

O programa foi proposto em março durante a visita da cantora colombiana à presidente Dilma Rousseff e inclui também planos de ação focados em aumentar a cobertura da qualidade em educação, saúde e alimentação no Brasil.

Na assinatura do acordo, realizada na comunidade Cidade de Deus, participaram, além de Shakira e Xuxa, a ministra da Secretaria Especial Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Shakira, representante da Fundación Alas, declarou que é “um orgulho fazer parte de um programa que fornece às crianças as ferramentas – saúde, educação e nutrição – que precisam para romper o círculo de pobreza e da desigualdade”.

Em seu discurso, a estrela pop ressaltou que antes dos seis anos, é quando uma criança “desenvolve suas capacidades, suas funções e suas habilidades básicas”.

“Portanto, estou convencida que investir no desenvolvimento da primeira infância, é investir no futuro de nossos países”, apontou a diva, quem manifestou o desejo de levar este tipo de programa a outros países latino-americanos.

O programa contempla a capacitação dos profissionais que trabalham nos jardins e pré-escolas públicas do país, em áreas como metodologia pedagógica de qualidade, seleção de recursos humanos, formação profissional de professores e trabalho com a família e a comunidade.

A Fundación Alas, liderada pela Shakira, trabalha para impulsionar o desenvolvimento Infantil como o melhor investimento para a América Latina, enquanto a Fundação Xuxa Meneghel, a cargo da cantora brasileira de música infantil, atua como uma rede que procura o respeito da convenção sobre os direitos da infância.