Saint Laurent lança versão de bota sinômino de estilo

Criado para a Rainha Victória, as Chelsea Boots se tornaram as queridinhas dos descolados de Londres e recebem releitura da grife francesa

Nascida nas mãos do sapateiro da Rainha Victória no Séc XIX, as Chelsea Boots ganharam nome e fama muito longe do palácio de Buckingham.

J. Sparkes-Hall era o responsável pelas peças que vestiam os pés da rainha, e resolveu criar uma bota mais baixa e mais fáceis de calçar. Encontrou na borracha vulcanizada, recém-descoberta na época, uma maneira de dar maior flexibilidade ao calçado com a faixa elástica na lateral na altura do tornozelo. Durante a primeira metade do século XX, a peça levava o nome de Paddock Boots, por ser usada em corridas de cavalo.

Foi só a partir de década de 1950 que a bota começou a ganhar o status atual. Um grupo de artistas e intelectuaisdo bairro de Chelsea em Londres, começaram a adotar a peça por sua praticidade e elegância. Não demorou para que as bandas da cena entrassem na onda, e o resultado disso foram os Rolling Stones e Beatles adotando as Chelsea Boots quase como calçados oficiais. O resto seguiu seu rumo: como tudo que as bandas lançaram, a peça virou tendência.

The Beatles rehearse for that night's Royal Variety Performance at the Prince of Wales Theatre, 4th November 1963. The Queen Mother will attend. (Photo by Central Press/Hulton Archive/Getty Images) Os Beatles no início de carreira: cada um portando seu par de Chelsea Boot (Créditos: Central Press/Hulton Archive/Getty Images)

Os Beatles no início de carreira: cada um portando seu par de Chelsea Boot (Créditos: Central Press/Hulton Archive/Getty Images) (/)

Atemporal, ela recebe novas versões e releituras a cada ano. A temporada primavera 2017 não foi diferente, e quem resolveu apostar na peça foi a renomada marca Saint Laurent com a Nevada 20, uma Chelsea Boot que aposta no simples. Com a sola bege, é feito com couro de vitela e vem nas cores preto (foto em destaque) e prata.

Chelsea Boot Nevada 20 da Saint Laurent Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação (/)