Saiba como decorar seu jardim usando pallets

Os pallets poderiam ser simplesmente descartados no lixo, mas viram ótimos móveis para jardim. Veja como

Os jardins contemporâneos contam não só com flores e folhagens, mas também com muitos equipamentos esportivos e recantos decorados. Zona dedicadas ao descanso e contemplação poderiam ser ambientada com peças caras, fabricadas em série e assinadas por artistas, mas os pallets são opções de peças simples, ecológicas e econômicas. Já pensou nisso?

Os pallets são como tablados. Eles foram criados durante a Segunda Guerra Mundial e, na época, serviam para ajudar o exército no transporte e armazenamento de cargas. Hoje, são usados por empresas de diferentes ramos, mas, infelizmente, a maioria é jogada fora, sem qualquer reaproveitamento. Mesmo que muitos sejam feitas de madeira de eucalipto ou pinus de reflorestamento, descartá-los é um ato de desrespeito contra a natureza. 

É por isso que muitos  artesãos e designers pensaram em decorar espaços de interiores e exteriores de residências com os pallets. Embora alguns pensem que os ambientes decorados com pallets ficam com cara de improviso, seu uso nos interiores é cada vez mais requisitado e pode, sim, dar um toque diferenciado aos jardins. 

jardins-decoracao-pallets-02

 (Viva Decora/Divulgação)

Os pallets na decoração

Geralmente, os pallets são construídos com materiais bem fáceis de trabalhar. Os que são em madeira, por exemplo, têm uma estrutura rígida que permite todo o tipo de transformação e adaptação. Essa sua versatilidade é admirada pelos criativos. Não é a toa que eles são tão usados para a construção de móveis e de outros objetos de decoração.

Embora os tablados em madeira apresentem muitas vantagens, eles têm uma vida útil bem limitada. Se ficam muito tempo expostos às intempéries, logo estragam e precisam ser descartados. Por isso, o mais indicado é que se passe, na peça, algum tipo de tratamento. Assim, ela ficará bem mais resistente.

jardins-decoracao-pallets-06

 (Viva Decora/Divulgação)

O reaproveitamento de pallets nos jardins

Os pallets oferecem muitas possibilidades decorativas não só para jardins, mas também para varandas, terraços e até espaços gourmet. Qualquer um com habilidades manuais pode construir belíssimas estruturas e customizá-las de acordo com a sua personalidade e necessidade.  

A primeira ideia que vem à mente de todos – e a mais óbvia – é montar um jardim vertical utilizando pallet. De fato, a peça é ótima para servir de suporte para vasos com mudas de plantas. Que tal montar uma pequena horta assim? Também seria possível usar os pallets no chão, forrados com plástico e preenchidos com terra. Esse seria um canteiro muito bom para plantar alimentos, chás e temperos.

 (Viva Decora/Divulgação)

Do mesmo jeito, você pode fazer um tanque de areia com pallets, que serve para a diversão das crianças. E ainda para os pequenos, que tal ter casinhas nos jardins? Os adultos podem usá-las como ateliês, offices ou depósitos para ferramentas. Os materiais de jardinagem também podem ficar organizados em painéis, pendurados com ganchos e pregos, fixados verticalmente no quadro de madeira.

 (Viva Decora/Divulgação)

Na área externa de uma casa, é possível construir estruturas ainda mais complexas com pallets. Um exemplo são as cercas, decks e caminhos – sobre um contrapiso ou grama, protegidos da umidade por uma lona plástica ou bases metálicas.  Também os gazebos, barzinhos, balanços, estacionamentos de bicicletas e mais. Ou seja, tudo que a imaginação permitir. 

jardins-decoracao-pallets

 (Viva Decora/Divulgação)

O mais comum em propostas de arquitetura paisagística – até mesmo para casamentos – são pallets utilizados como móveis para jardins. Com essas peças é possível criar mesas, cadeiras, bancos, baús, sofás, estantes, espreguiçadeira, armários, divisórias e bancadas, além de enfeites e outros utilitários. Algumas peças são envernizadas, pintadas e finalizadas com almofadas e futons.

Ficou animado com as dicas apresentadas? Ponha o seu cérebro para funcionar e mãos à obra.

Estas dicas de decoração de jardins com pallets foram criadas pela equipe Viva Decora.