Roupa de detetive

O trench coat, criado no começo do século 20, foi uma alternativa às roupas pesadas usadas pelos soldados

A marca britânica Burberry é conhecida pelo famoso trench coat (também apelidado como “blazer de chuva” ou “casaco de detetive”). A peça, criada no começo do século 20, foi uma alternativa às roupas pesadas usadas pelos soldados. Apesar de ser tradicional, a marca tem modernizado suas coleções, principalmente após Christopher Bailey assumir a direção criativa, em 2009. O sucesso financeiro da Burberry, que teve um salto com a entrada do designer, permite que ele arrisque os bons modos ingleses com novidades. A VIP conversou com Christopher Bailey após o último desfile da Burberry que aconteceu na semana de moda masculina em Milão. Confira:


Você apresentou roupas metalizadas. Os homens estão preparados para usar isso?

Os homens estão muito mais preparados do que você imagina! As cores reluzentes vêm dar um up na moda. As pessoas precisam ser felizes, se divertir. A moda serve para isso.

Independentemente das cores e dos tecidos metalizados, que são tendências, o que o homem não pode deixar de ter nunca no seu guarda-roupa?
Um trench coat. Fica sempre elegante, é só colocar por cima de qualquer roupa e sair. Até no Brasil? Sim, ainda mais em um país tropical onde chove tanto! Para os brasileiros sugiro os trench coats com tecidos leves.

Desfile Burberry – Verão 2013
A nova coleção combina modernidade e tradição. Os tecidos metalizados de cores vibrantes ganham força. Se você prefere o tradicional, outras tendências certamente podem lhe inspirar


1. Tecidos metalizados. A grande aposta do diretor criativo da Burberry para o próximo verão.
2. Terno slim. Essa combinação de calça e blazer ajustados faz com que o terno seja muito mais atual.
3. Camisa com estampa vintage. Aposte na combinação com calça e sapatos neutros para não errar.
4. O clássico trench coat (sim, o casaco de detetive passa sempre a impressão de que você está arrumado).
5. Jaqueta varsity. O modelo curto, esportivo, com ombros arredondados e punhos, está em alta.
6. Jaqueta de náilon com blazer. É preciso ter bastante noção de proporção, mas não custa arriscar.

Matéria publicada na Revista VIP de agosto de 2012.