Rio/2016 confirma inscrição de 100 mil voluntários

O número foi confirmado pouco mais de um mês depois de serem abertas as inscrições

Rio – O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio anunciou oficialmente nesta sexta-feira que 100 mil pessoas já se inscreveram como postulantes a participar do Programa de Voluntários do grande evento que o Rio irá abrigar entre 5 e 21 de agosto de 2016.

O número foi confirmado pouco mais de um mês depois de serem abertas as inscrições para os interessados em trabalhar na competição sem receber remuneração.

De acordo com o comitê, Brasil, Rússia, China, Estados Unidos e México foram os países que registraram o maior número de inscritos, sendo que candidatos de 180 nações já manifestaram o desejo de atuar como voluntários, segundo a organização.

“Estamos muito felizes por termos um retorno tão positivo. É muito bom ver que temos um grande número de pessoas que quer participar ativamente dos primeiros Jogos realizados na América do Sul e fazer história juntamente conosco”, afirmou Henrique Gonzalez, diretor de recursos humanos do Comitê Rio/2016.

A organização do evento pretende montar um grupo de cerca de 70 mil voluntários e a gerente deste programa, Flavia Fontes, acredita que o grande número de interessados também servirá para “estimular a atividade voluntária no País”. “Esse será mais um legado deixado pelos Jogos”, acredita.

Quem tiver interesse em se inscrever neste programa poderá fazê-lo por meio do site http://www.rio2016.com/voluntarios ou pelo telefone 3004-2016 (ligação local de qualquer Estado do Brasil). Os requisitos mínimos para ser voluntário é ter pelo menos 18 anos de idade completados até fevereiro de 2016 e possuir disponibilidade de pelo menos dez dias para atuar durante os eventos.

Os 70 mil selecionados serão divididos em nove áreas de atuação: atendimento ao público, esportes, imprensa e comunicação, apoio operacional, produção de cerimônias, protocolo e idiomas, serviços de saúde, tecnologia e transportes.