Rede britânica retira prêmio dado a Armstrong em 2003

Decisão acontece após a revelação de um escândalo de doping que custou ao ciclista norte-americano a perda dos seus sete títulos da Volta da França

Londres – A rede britânica BBC retirou nesta terça-feira uma premiação dada a Lance Armstrong. A decisão acontece após a revelação de um escândalo de doping que custou ao ciclista norte-americano a perda dos seus sete títulos da Volta da França e manchou a sua reputação.

Em 2003, Armstrong foi premiado pela BBC como personalidade esportiva do ano de fora da Grã-Bretanha após vencer a edição daquele ano da Volta da França. Agora, porém, seu nome não consta na lista de vencedores anteriores da programação do evento deste ano.

A BBC divulgou um comunicado para explicar que decidiu excluí-lo da lista de premiados “após a decisão da UCI de retirar de Lance Armstrong os seus títulos da Volta da França”.

Em outubro, a Agência Antidoping dos Estados Unidos divulgou um relatório em que apontava evidências de que Armstrong e membros da sua equipe utilizaram substâncias proibidas e o classificou como maior esquema de doping da história. Depois disso, Armstrong foi banido do ciclismo por toda a sua vida. O norte-americano se recusou a se defender do relatório, mas reiteradas vezes se declarou inocente.