Rainha da comida tailandesa de rua quer devolver estrela Michelin

O Jay Fai, como é chamado pelos locais, é o único restaurante de "comida de rua" que faz parte do recém lançado Guia Michelin na Tailândia

São Paulo — O sonho de qualquer chefe de cozinha é ter um restaurante com uma estrela Michelin. Mas para Supinya Junsuta, conhecida como a rainha da comida tailandesa de rua, a vida era melhor antes do reconhecimento.

Chefe e dona do tradicional Raan Jay Fai —um pequeno restaurante na região de Phra Nakhon, em Bangkok—, a tailandesa de 72 anos afirmou ao site Eater que “se pudesse, gostaria de devolver a estrela” à fabricante francesa de pneus que também produz guias gastronômicos reconhecidos internacionalmente.

O Jay Fai, como é chamado pelos locais, é o único restaurante de “comida de rua” que faz parte do recém lançado Guia Michelin na Tailândia. Desde que o reconhecimento foi anunciado, o número de frequentadores disparou, e é comum encontrar filas imensas na calçada da Maha Chai Road, esquina com a Soi Samran Rat.

“Muitas pessoas vêm apenas para olhar e tirar fotos, não necessariamente para consumir”, desabafou a chefe Supinya ao Eater. O local é relativamente pequeno, com um salão onde cabem menos de doze mesas —algumas, de plástico, ficam do lado de fora, na calçada.

Quem quiser provar a famosa omelete de caranguejo (khai jeaw poo), o caranguejo frito com curry (poo phad phong karee) ou ainda os pratos de macarrão do Jay Fai tem que ter paciência: a fila pode levar horas e não há garantia de que vai chegar a sua vez antes de a cozinha fechar.

Por causa disso, o restaurante foi forçado a criar um sistema de reservas por telefone. Organizar essa lista é uma função que sobrou para Yuawadee Junsuta, filha da chefe Supinya, que teve de abandonar seu emprego para trabalhar no Jay Fai em tempo integral. Os três garçons do estabelecimento não dariam conta, sozinhos, de mais esse serviço.

Com medo de perder clientes se aumentar os valores dos pratos, a maior demanda não necessariamente tornou Supinya milionária. Na verdade, ela afirma que está gastando muito mais agora com ingredientes, sempre da melhor qualidade, para atender aos pedidos.

Mesmo assim, comer no Jay Fai pode sair caro. Segundo o Eater, a famosa omelete de caranguejo custa em torno de 25 dólares. Já um prato de abalone pode sair por até 300 dólares.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcio Souza Jr

    Povo burro