Pular café da manhã pode ser pior para o seu coração

Estudo mostra que pessoas que não consomem um bom café da manhã estão mais propensas a acumular gordura nas artérias

São Paulo – Quem tem o costume de pular o café da manhã ou comer “qualquer coisinha” nesse horário deve ficar atento: essas condições podem estar relacionadas a um maior acúmulo de gordura nas artérias.

A conclusão é de um estudo de hospitais e instituições espanholas publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC).

Nele, foram analisados os hábitos e a saúde arterial de cerca de 4 mil voluntários com idades entre 40 e 54 anos. No caso da alimentação, foram levados em conta os relatos dos 15 dias que precederam a pesquisa.

Enquanto 27% dos entrevistados consumiam um café da manhã reforçado, equivalente a mais de 20% das calorias diárias, a maioria (70%) consumia uma refeição de baixo nível energético (entre 20% e 5% das calorias diárias).

Os outros 3%, por sua vez, pulavam a refeição ou consumiam níveis muito baixos de calorias (abaixo de 5%). O hábito de tomar apenas um suco de laranja ou um café preto, por exemplo, foi incluso nessa categoria.

Ao comparar os resultados com os dados relativos à saúde arterial, a pesquisa concluiu que essa última parcela apresentou maiores índices de aterosclerose não coronária e aterosclerose generalizada – condição em que ocorre o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, configurando um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Apesar da relação, o estudo observou que os participantes que pularam a refeição também se mostraram mais propensos a serem fumantes e terem um estilo de vida alimentar menos saudável – com alto consumo de calorias e proteína animal, por exemplo.

A pesquisa, portanto, não necessariamente estabelece uma relação de causa e efeito entre a ausência da refeição e a má saúde arterial.

Apesar disso, os resultados mostram uma possível relação entre o hábito de não consumir um bom café da manhã a outros hábitos prejudiciais à saúde.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s