Pôsteres dos Jogos de Londres são apresentados

Artistas britânicos criaram as 12 imagens que vão ilustrar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos

Londres – Os 12 pôsteres oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012 foram apresentados nesta sexta-feira, criados por alguns dos principais artistas britânicos, entre eles quatro ganhadores do renomado Prêmio Turner: Martin Creed, Howard Hodgkin, Chris Ofili e Rachel Whiteread.

As imagens foram selecionadas pelo Comitê Organizador da competição (Locog), que escolheu artistas entre uma longa lista de 100, e lhes pediu que criassem uma imagem para comemorar a escolha de Londres como sede e representar os valores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Os seis pôsteres olímpicos foram desenhados por Creed, Hodgkin, Ofili, Whiteread, Anthea Hamilton e Bridget Riley. Já os paraolímpicos foram criados por Emin, Fiona Banner, Michael Craig-Martin, Gary Hume, Sarah Morris, e Bob e Roberta Smith (pseudônimo do artista Patrick Brill).

A imagem de Emin, intitulada “Birds 2012”, mostra dois pequenos pássaros pousados sobre galhos, sob a frase: “Você me inspira com a sua determinação, e eu te amo.” Os outros se inspiraram em pontos turísticos de Londres, como Morris, que criou “Big Ben”, uma interpretação colorida e abstrata da famosa torre do relógio.

Os pôsteres foram revelados na galeria Tate Britain, no centro de Londres, onde farão parte de uma exposição gratuita dentro do festival cultural de Londres 2012. O público poderá comprar cópias das obras.

Os pôsteres comemorativos são uma tradição dos Jogos que data de 1912. Artistas reconhecidos mundialmente, como David Hockney, Roy Lichtenstein e Andy Warhol, estão entre os que já criaram um pôster para a competição.