Pôster oficial do Festival de Cannes homenageia Agnès Varda

A cineastra Agnès Varda, considerada precursora da Nouvelle Vague, será homenageada na 72ª edição

O Festival de Cannes divulgou, na segunda-feira, 15, o pôster oficial da sua 72ª edição, que será realizada entre os dias 14 e 25 de maio de 2019. Neste ano, a homenageada será Agnès Varda, cineasta belga considerada precursora da Nouvelle Vague. Agnès morreu no dia 29 de março, vítima de câncer de mama.

A imagem escolhida para o cartaz retrata os bastidores da gravação de La Pointe-Courte (1955), primeiro filme da cineasta. A trama retrata um jovem casal em crise, de ordem existencial, e o cotidiano de comunidades pobres de Paris. O clássico foi filmado com um orçamento baixo mesmo para os padrões da época (U$14.000).

Cannes considera ‘o intelecto aguerrido, travesso e exigente de Vard’s um dos pilares do festival. Da seleção de seu primeiro curta, Ô saisons, ô châteaux em 1958, a um discurso que clamava por equidade salarial entre os gêneros, proferido em 2018, Agnès colecionou uma série de participações no evento. Além de seis filmes selecionados para o Festival, foi jurada em 2005 e presidente da Câmara de Jurados em 2013.

A seleção de filmes da 72ª edição do Festival de Cannes será anunciada nesta quinta-feira, 18. Alejandro Gonzales Iñarritu será presidente do júri neste ano.