Posso estacionar com a alavanca em P sem acionar o freio de mão?

Além dos riscos de danos mecânicos, o costume pode gerar situações perigosas

Morei nos Estados Unidos e notei que ninguém usa o freio de mão em carros automáticos. Apenas deixam a alavanca no P. Isso acarreta algum problema? – Raphael Rocha, por e-mail.

Imobilizar um carro automático somente posicionando a alavanca do câmbio em P (Parking) não é uma boa prática.

Nessa posição, todo o peso do automóvel fica apoiado na trava do câmbio, que não foi projetada para esse fim.

Se o veículo for forçado para a frente ou para trás (caso de uma batida ou se estiver estacionado numa ladeira), a trava poderá ser danificada com o tempo.

O correto é primeiro acionar o freio de estacionamento e depois colocar a alavanca na posição P.

Assim, garante-se a imobilização do automóvel sem forçar o sistema de transmissão.

 Nos EUA, onde tal prática é difundida, o assunto veio à tona devido à polêmica envolvendo a alavanca de câmbio de alguns modelos Jeep, como o Grand Cherokee.

Neles, a alavanca foi substituída por um joystick que, mesmo quando acionado com toques para a frente e para trás, fica na mesma posição – não há trilho.

Como resultado, alguns usuários se enganaram e deixaram seus veículos na posição N em vez de P.

Por causa do costume de não se acionar o freio de mão, houve casos de veículos se movendo após serem estacionados.

 (Quatro Rodas/Divulgação)

A morte do ator Anton Yelchin, ocorrida duas semanas atrás, pode estar relacionada com isso.

Yelchin foi encontrado esmagado pelo seu Grand Cherokee contra o portão da garagem de sua casa, em Los Angeles.

Segundo a polícia, o veículo estava ligado e com o câmbio na posição N.

Este conteúdo foi publicado originalmente no site da Quatro Rodas.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Hyago Bertanha Silva

    .