Penadinho, de Maurício de Souza, ganha especial de Natal em 3D

Em outubro de 2012 será lançada uma série sobre o personagem; investimento é superior a R$ 6 milhões

São Paulo – Enquanto a série da “Turma do Penadinho 3D” não vai ao ar, o público pode assistir a uma versão especial: “Natal do Penadinho”, desenvolvido pela Digital 21 em parceria com Mauricio de Sousa.

A produção foi exibida no Cartoon Network no último domingo (18). Para a TV aberta, a estreia deve acontecer na Globo, no primeiro semestre do próximo ano.

Recentemente, Penadinho e seus os amigos, como Alminha, Lobisomem, Zé Finado e Cranicola, estiveram no especial “Dia das bruxas”, do Cartoon Network, também no conceito 3D.

Com investimentos que envolvem cifra nada fantasmagórica, superior a R$ 6 milhões, a produção seriada da “Turma do Penadinho 3D” entrará no ar em outubro do próximo ano.

Serão 26 episódios de 11 minutos cada, com veiculação no Cartoon Network, canal co-produtor e responsável por levar o programa para veiculação também em praças hispânicas, como México e algumas cidades dos Estados Unidos.

“Para nós, não é apenas o lançamento da série e, sim, de uma multiplataforma do ‘Turma Penadinho 3D’”, definiu Rodolfo Patrocinio, sócio e diretor da Digital 21.

A iniciativa é a primeira produção animada 3D da Digital 21, que integra o Grupo Cine, e também a primeira sob o conceito de provedora de conteúdo digital infantil. “Vamos trabalhar com propriedades, parceiros, licenciamentos e diversas plataformas”.


De acordo com o executivo, a Digital 21 já conta com dezenas de produtos, em fase de desenvolvimento, que seguem o mesmo conceito. Para a turma do Penadinho, a título de exemplo, a produtora dispõe de aplicativo no iPad, estará em tablets, via Android por parceria com a Samsung e terá jogos sociais, além de uma área para o licenciamento dos produtos, que foi reforçada com a chegada de Marcos Rosset, ex-presidente da Disney, para gerir o segmento.

Segundo Patrocinio, a Digital 21 criará um diálogo entre as ferramentas para gerar interação entre os diversos canais. “Os tablets terão informações complementares para os jogos sociais, que, por sua vez, partirão da história do episódio que foi exibido no dia”, explicou. À medida que a produção for exibida, as plataformas serão ativadas. Ainda não está acertado o modelo de veiculação da série, de acordo com o profissional.

O executivo afirmou ainda que a produtora Digital 21, em parceria com o Mauricio de Sousa, criador da Turma do Penadinho, estuda a produção de uma versão cinematográfica. “Nós estamos selecionando as histórias. Mas vamos aguardar o feedback da audiência, do mercado e da crítica especializada”, disse Patrocinio. O projeto da transformação da Turma do Penadinho para 3D está em desenvolvimento há mais de seis anos.