Para celebrar divórcio, empresas e hotéis oferecem festas e serviços especiais

Estadias relaxantes ou festas temáticas ajudam a superar a separação

São Paulo – Curtir a fossa não é a única opção para os recém-divorciados. A moda de fazer festas ou se hospedar em hotéis com serviços voltados especificamente para esse público pegou há mais ou menos sete anos, nos Estados Unidos, e se espalhou pelo mundo.

No Brasil, esse mercado ainda é pequeno, mas o público em potencial só tem crescido. Segundo os dados mais recentes divulgados pelo IBGE, em 2010, o número de divórcios registrados no país foi de 243.200, 36,8% maior do que no ano anterior.

Veja a seguir alguns dos serviços oferecidos por empresas e hotéis que pretendem deixar a vida dos recém-divorciados um pouco mais alegre, relaxada ou, ainda, mais fácil.

Festas temáticas

A empresa Divorce Party Planner, de Christine Gallagher,  que até já lançou um livro homônimo sobre o assunto, oferece três pacotes de festas de divórcio com bolo, lembrancinhas, alvos com a foto do ex para atirar dardos, músicas que lembram o quanto a separação foi o melhor caminho e tudo que uma celebração de não-casamento exige.

Os temas pré-definidos são para “o sobrevivente”, que aguentou uma péssima união, a festa do limão, para quem pretende fazer “de um limão uma limonada”, e a festa do amor, que mostra que, apesar dos pesares, o recém-divorciado tem muito amor para dar. Ainda é possível personalizar o serviço de acordo com a exigência do cliente.

Divórcio “a jato”

A nova lei brasileira tornou mais fácil o divórcio no país, mas outros povos ainda sofrem com a burocracia para desfazer um casamento. Para resolver esse problema, a companhia holandesa Heartbreak Hotels oferece o serviço de separação “a jato”.


Em um final de semana, toda papelada é arrumada para o divórcio, enquanto o casal fica hospedado em quartos diferentes e pode relaxar, conversar com psicólogos, comemorar com alguns drinques e, ainda, conhecer gente nova. O valor gira em torno de 2.500 euros.

Volta à vida de solteiro em grande estilo

É isso que a empresa Montreal VIP, no Canadá, promete ao homem que contrata o pacote de festa de divórcio. Cada noite custa a partir de 100 dólares por pessoa, e pode incluir acesso VIP a casas noturnas, de strip tease, champagne, cassino, reserva em restaurante e hospedagem.

No site da empresa, há ainda uma promoção para quem comprar o pacote de despedida de solteiro. Quem está para se casar ganha de graça uma festa de divórcio de presente, com data de vencimento, claro. “Assim como seu casamento, esta oferta não vai durar para sempre, ligue para mais detalhes”, diz o site.

Spa para divorciados

A época do divórcio pode ser uma das mais estressantes da vida de uma pessoa e os pacotes para essas pessoas pode aliviar a tensão. O Hotel 1000, em Seattle, nos Estados Unidos, tem o pacote “Back On The Market”, especial para quem está voltado ao mercado de solteiros e precisa dar um trato no visual em um bom spa. Cinco horas de tratamento custam a partir de 285 dólares.

Até dezembro de 2011, a unidade Casa Velas, do resort Puerto Vallarta, no México, ofereceu um pacote com serviço de spa e hospedagem para o separado e até cinco amigos, na suíte presidencial.

Um fim à aliança

Símbolo maior da união, a aliança, pode ser motivo de angústia para o recém-divorciado. Para quem não sabe o que fazer com o anel e não pensa em simplesmente jogá-lo no lixo, a Goddammo derrete a aliança e a transforma em uma bala de revólver, sem pólvora, claro. A empresa oferece duas opções de calibre: .223 e 9 milímetros. O preço é a partir de 35 dólares.

Já a empresa Wedding Ring Coffin fabrica caixões em miniatura para colocar a aliança do “falecido”. O preço varia de acordo com o tipo de caixa encomendada e fica em torno de 30 a 40 dólares.