O simulador de corridas que você não sabia que queria

Apertem os cintos – Project CARS chegou, e na velocidade máxima

Você que gosta de jogos de corrida provavelmente passou por Pole Position e Top Gear nos consoles antigos e depois se apaixonou por Need for Speed. Aí vieram Gran Turismo, Forza e outros simuladores, jogos que levavam o máximo da realidade do automobilismo para o seu controle. Se essa é sua praia, pode se considerar um felizardo, porque a simulação de corridas acaba de chegar a outro nível com Project CARS.

Quer dizer, era para ter chegado já há algum tempo – o lançamento do game, produzido pela Slightly Mad Studios, foi adiado três vezes. Felizmente o motor não arriou de vez e agora o que há de mais fino no automobilismo digital está disponível para computadores, Xbox One e PlayStation 4.

  Dá para dizer que Project CARS é um jogo “sem frescuras”. Tem dezenas de carros e pistas reais, mas a questão é que tudo está disponível desde o primeiro momento. A maioria dos jogos têm um sistema em que o jogador precisa “desbloquear” veículos e outras opções ao completar campeonatos ou vencer determinadas provas, mas Project CARS é diferente. É um playground completo – dá para escolher com o que correr, onde correr, como correr, quando correr. Claro que há alguns desafios a serem cumpridos no modo carreira – o que é fundamental para que todas as categorias despertem interesse –, mas você não vai precisar começar no kart e ascender rumo à nata do automobilismo mundial enchendo o bolso de grana e dando banho de espumante na sua equipe depois de cada corrida. O jogador começa a carreira na categoria que quiser, e pode se inscrever em temporadas de categorias diferentes ao mesmo tempo. Sem níveis, sem uma garagem limitada de carros, sem sistema monetário para gastar com os veículos. É sentar, esquentar os motores e acelerar.

project 1

Quer dizer, é um pouco mais complicado que isso. Precisa entender de automobilismo também, em todos os sentidos. Cada prova tem treinos livres, treinos classificatórios, warm up e a prova em si. Dá para pular direto para a “hora do vamos ver”, mas vai mesmo correr sem ajustar suspensão e tempo de troca de marchas? Calcular o combustível e escolher o pneu correto também é essencial para ganhar aqueles centésimos e ver como o carro responde a essas mudanças faz parte da brincadeira – afinal, pode começar a chover a qualquer momento, entre o treino e a prova ou mesmo logo nas primeiras voltas. É melhor aprender e analisar tudo, inclusive a previsão do tempo, antes de correr para valer. Na pista, dá para dirigir com auxílio ou sem. Tudo é customizável, desde assistência com freios e controle de estabilidade aos já tradicionais modos manual e automático de transmissão. Os elementos da tela também podem ser mudados de lugar ou retirados. A ideia é fazer com que o jogador sinta-se como um piloto e faça a prova do seu jeito.

project2

E aprender a correr, de fato, também é importante. O realismo é a palavra-chave de Project CARS. Um Renault Clio vai demandar ajustes e tempo de frenagem diferentes de um Mustang Cobra, que por sua vez não tem nada a ver com um Fórmula 1 na pista. Cada carro é um carro, e isso é perfeitamente traduzido nas pistas. Se você pensa que é só acelerar sem compromisso e só se manter no asfalto, não vai durar meia temporada. O combustível vai embora rapidinho e os pneus vão se desgastar sem demora. Tem que saber fazer as curvas no traçado, estudar cada trecho da pista, entender como tudo funciona. Já avisamos – a simulação aqui é de outro nível. Um dos problemas é a ausência de algumas marcas famosas. Não há Ferraris, Porsches, Hondas e Subarus, por exemplo. Entre as presentes estão Nissan, McLaren, Ford, Mitsubishi, BMW, Aston Martin, Renault, todas divididas em categorias como protótipos, turismo, clássicos, karts, supercarros e algumas outras. Ao todo, são mais de 60 máquinas disponíveis, e novas vão chegar gratuitamente como expansão. Nurburgring, Francorchamps, Willow Springs, Le Mans, Hockenheim estão entre as mais de 30 pistas presentes no jogo. Dá para se divertir um pouco, né?

Project CARS certamente é sua opção para games de corrida neste ano. A missão era criar um simulador que levasse a experiência das pistas para o sofá e foi cumprida. Se quiser saber mais, entre no site oficial do jogo.