O seu terno

Os diferentes tecidos e padrões, as variedades de bolsos, abotoamentos, fendas e lapelas, as combinações com camisa e gravata e muito mais. Tudo isso no GUIA VIP DE ESTILO 2011

TIPOS DE ABOTOAMENTO

O simples, com uma fileira de botões, é o mais usual, enquanto o duplo ensaia sua volta à moda. Repare como o número e o posicionamento dos botões podem mudar todo o shape do paletó

ABOTOAMENTO SIMPLES

UM BOTÃO É CHIQUE
Usado nos modelos com lapela alongada, só funciona em ternos ajustados. Rende um visual bem moderno, ideal para eventos noturnos.
DOIS SÃO CONFIÁVEIS
É o abotoamento mais visto nos escritórios, pois garante uma modelagem acinturada, alongando o tronco, sem denunciar a sobra na barriga.
O TERCEIRO TRAZ SERIEDADE
Quem faz o estilo tradicional prefere, em geral, o terno de três botões, pois, além do ar de seriedade, destaca o combo colarinho e gravata.

ABOTOAMENTO DUPLO

ABOTOAMENTO MÉDIO COM SEIS BOTÕES

Ele destaca os ombros e ajuda a acinturar. Aqui, só os botões do meio são abotoados – os de cima alargam a silhueta.

ABOTOAMENTO ALTO COM SEIS BOTÕES

Ideal para quem está um pouco acima do peso e pretende desviar a atenção da linha da cintura.

ABOTOAMENTO COM QUATRO BOTÕES

Sim, dá para conseguir uma abertura grande de camisa e gravata ao alongar a silhueta com um jaquetão.

LAPELAS

Elas fazem toda a diferença no shape do terno

ALONGADA
É o modelo do momento. Mais estreita do que a lapela tradicional (abaixo), costuma ser vista em paletós acinturados. Ideal para alongar a silhueta de quem já é esbelto. Infelizmente, não funciona para barrigudos.
Paletó VR Menswear, camisa Aramis e gravata Brooksfield

ALTA OU FECHADA
Mais usada em ternos tradicionais com corte reto e, em geral, com três botões. Deixa o nó da gravata mais evidente, chamando a atenção para o rosto e não para uma eventual barriguinha proeminente.
Paletó Arturo Minelli, camisa Aramis e gravata Brooksfield