Conheça o museu de Lego e outros prédios imperdíveis pelo mundo

Três novos museus com nomes conhecidos atraem tanto pelo design como pelo conteúdo em exposição

Há tempos ir ao museu deixou de ser passatempo chato e tedioso. Hoje, muitos deles têm atrações que vão além de quadros e esculturas expostas, como atividades interativas e restaurantes. Além de de tudo isso, outros ainda chamam a atenção por estarem localizados em prédios especiais, feitos por arquitetos renomados e que são em si, uma atração.

Como prova, listamos três novos museus com nomes conhecidos que valem a visita, nem que seja só para ver por fora. Confira:

 

Louvre Abu Dhabi

Louvre Abu Dhabi

 (/)

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
louvreabudhabi.ae

Uma franquia do maior museu do mundo numa moderna edificação prateada com vista para as águas do Golfo Pérsico. Nascido de um acordo entre os governos da França e dos Emirados Árabes Unidos, o Louvre Abu Dhabi finalmente marcou sua inauguração para 11 de novembro – com cinco anos de atraso e gasto estimado em torno de 100 bilhões de euros só na construção.

O complexo desenhado pelo arquiteto francês Jean Nouvel abriga 12 galerias temáticas com obras desde a pré-história à arte contemporânea. Entre as obras-primas, uma cabeça de Buda em marfim feita na China por volta de 500 a.C. e quadros de Manet, Gauguin, Mondrian e Matisse.

A primeira exposição temporária deve começar em 21 de dezembro com o nome De um Louvre para Outro, com peças emprestadas pela matriz parisiense.

Lego House

LEGO House

 (VIP/Divulgação)

Billund, Dinamarca
legohouse.com

Há uma razão para visitar Billund, cidadezinha de 8 mil habitantes a quase 300 quilômetros de Copenhague: a Lego House, inaugurada em setembro após quatro anos em construção. É um misto de museu com playground, com duas áreas de exposição e quatro áreas recreativas.

Por um lado, conta a história da empresa desde suas origens numa minúscula oficina de brinquedos artesanais e exibe esculturas e outras montagens feitas com as peças. Por outro, tem uma ampla possibilidade de atividades interativas nas zonas de brincar.

Há um total de 25 milhões de tijolinhos dentro desse prédio com área de 12 mil metros quadrados. E claro, tem a aparência de uma casa feita de Legos. Não pense que é só para crianças ou nerds.

Museé Yves Saint Laurent Marrakech

Museé Yves Saint Laurent Marrakech

 (VIP/Divulgação)

Marrakesh, Marrocos
museeyslmarrakech.com

Um museu dedicado às criações do estilista francês, morto em 2008, foi inaugurado em Paris em 3 de outubro no ateliê em que Saint Laurent trabalhou de 1974 a 2002. Mas um lugar dedicado à moda em Paris está dentro do esperado. Menos óbvia é a unidade de Marrakesh, também aberta em outubro.

A cidade marroquina foi segundo lar para Yves a partir dos anos 60. Agora, numa rua com seu nome, seu museu ocupa um complexo idealizado pelo Studio KO, de Paris, numa área de 4 mil metros quadrados. Além da área principal com a exposição permanente de obras com a assinatura YSL, há um anexo para exposições temporárias, auditório, biblioteca, lojas e café-restaurante.