Veja qual é o melhor aquecimento antes de correr

Um novo estudo britânico volta a colocar o foco em como se aquecer corretamente antes de treinar forte. Parece que só trotar não é o suficiente

São Paulo – A pesquisa inglesa revisou diferentes trabalhos anteriores que investigaram se a realização de exercícios que ativam os sistemas neuromusculares reduz as lesiones nos membros inferiores.

O espectro de atividades é amplo: alongamento dinâmico, exercícios de mobilidade e trabalho de agilidade. Todas essas atividades têm algo em comum: requerem comunicação entre o sistema nervoso central e os músculos de uma maneira melhor do que o treinamento suave ou o chamado trote. Os pesquisadores também notaram que incluir estes exercícios reduzem o risco de lesões em vários esportes.

A maior parte dos esportistas profissionais realizam estes exercícios para prepararem melhor o corpo para correr rápido. O estudo mostra que, além de poder correr mais rápido qualquer dia, esse tipo de aquecimento lhe ajuda a longo prazo a reduzir os riscos de lesão.

Este vídeo, obra de Jay Johnson, treinador de Brent Vaughn, ganhador do título norte-americano de cross-country em 2011, vai lhe mostrar como e porque incluir esse tipo de atividade antes de um bom treinamento de qualidade ou uma corrida. O vídeo está em inglês, porém, os exercício são bastante simples de compreender.