O melhor aquecimento antes de correr

Estudo revisou trabalhos anteriores que avaliam se realizar exercícios que ativem os sistemas neuromusculares reduzem as lesões nos membros inferiores

São Paulo – Um novo estudo britânico volta a colocar em foco o questionamento de como deve ser um aquecimento correto antes de um treino forte. Parece ser que só trotar não é suficiente.

O estudo revisou diferentes trabalhos anteriores que avaliam se realizar exercícios que ativem os sistemas neuromusculares reduzem as lesões nos membros inferiores.

O espectro de atividades é amplo: alongamentos dinâmicos, exercícios de mobilidade e trabalho de agilidade. Todas estas atividades têm algo em comum, requerem comunicação entre o sistema nervoso central e os músculos de forma mais acentuada do que no treinamento suave.

Os investigadores também notaram que incluir estes exercícios reduzem o risco de lesões em vários esportes.

A maior parte dos esportistas profissionais realizam estes exercícios para preparar melhor o corpo e correr mais rápido. O estudo britânico mostra que, além de aquecerem para correr mais rápido, os exercícios, a longo prazo, reduzem risco de lesões.

O vídeo abaixo, obra de Jay Johnson, treinador de Brent Vaughn, ganhador do título norte-americano de cross country em 2011, mostra como e porque você deve acrescentar este tipo de exercícios antes de um bom treinamento de qualidade ou uma corrida.

O vídeo está em inglês, porém, os exercícios são bastante fáceis de compreender.

//player.vimeo.com/video/3576411?byline=0&portrait=0&color=ff9933