Neymar volta ao Brasil de férias após se adaptar à Europa

Neymar voltará aos treinos em 2 de janeiro, junto com o resto dos jogadores estrangeiros do elenco. Os espanhóis voltarão em 30 de dezembro

O treinador argentino do Barcelona, Gerardo Martino, anunciou que o brasileiro Neymar, autor de seis gols em três partidas em menos de uma semana, voltará quinta-feira ao Brasil para passar 15 dias de férias de Natal, três dias a mais que os outros estrangeiros do clube catalão.

Na partida do último sábado diante do Villarreal, o jogador levou o quinto cartão amarelo e não poderia entrar em campo neste domingo contra o Getafe, pelo Campeonato Espanhol.

“Neymar não descansa desde a Copa das Confederações, até mais. Ele jogou uma grande quantidade de jogos e teve que se adaptar de forma muito rápida. Ele terá três dias a mais que o resto para descansar”, disse Martino, após a vitória (3-0) e a classificação da equipe para as oitavas de final da Copa do Rei diante do Cartagena.

O brasileiro jogou no Camp Nou os 90 minutos contra a equipe da terceira divisão espanhola, completando sua grande sequência com outro gol, esta vez de cabeça, após ter feito dois gols diante do Villarreal (2-1) na Liga Espanhola e um ‘Hat Trick’ contra o Celtic escocês (6-1), há sete dias pela Liga dos Campeões.

“Estou muito feliz. Faço poucos gols de cabeça, mas consegui marcar. Estava muito recuado e era difícil atacar. Estes primeiros três meses foram muito bons, existe grande companheirismo aqui no Barça”, disse o craque brasileiro à televisão do Barça, na terça-feira.

Neymar voltará aos treinos em 2 de janeiro, junto com o resto dos jogadores estrangeiros do elenco. Os espanhóis voltarão em 30 de dezembro.

O ex-santista fecha o ano de 2013 com a certeza de ter se adaptado ao Barcelona e ao futebol europeu, conquistando em poucos meses seu primeiro título, a Supercopa da Espanha contra o Atlético de Madri, partida na qual marcou seu primeiro gol.

“Estou muito feliz por Neymar, ele está se adaptando muito rápido e está adquirindo cada vez mais confiança. Ele carregou a equipe nas costas durante a ausência de Messi. Ele nos ajudou muito nas últimas partidas”, elogiou o compatriota Adriano.

Quando chegou ao clube catalão, o jovem jogador foi reserva nas primeiras semanas, mas respondeu com paciência e qualidade e acabou se firmando como titular absoluto no ataque da equipe, ao lado de Lionel Messi. Com o argentino como ‘falso 9’, Neymar se encarregou de atuar pelo lado esquerdo do campo e teve ótimas atuações.

Com a lesão de Messi, porém, Neymar precisou mostrar personalidade para tomar as rédeas do ataque catalão, o que fez com sucesso.

Após sofrer com a pressão de duas derrotas seguidas (para o Athletic 1-0 e Ajax 2-1), quando começou-se a questionar o faro de gol do brasileiro, o atacante de 21 anos explodiu na última semana.

A exibição diante do Celtic na semana passada, quando deu dribles desconcertantes, assistências e marcou três gols, foi a maior de sua temporada na Espanha.

Neymar agora volta para casa com a satisfação do dever cumprido e de olho em 2014, quando tentará conquistar a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo do Brasil-2014.