Namorar faz você perder amigos

Pesquisadores ingleses apontam a falta de dedicação como principal problema

São Paulo – É possível que você já tenha vivido uma situação parecida. Com um largo sorriso no rosto, um amigo chega no futebol e diz: “Galera, agora é oficial: estou namorando”. Rapidamente alguém dirá: “Putz, perdemos um amigo”. A história óbvia não é só um enredo de filme água com açúcar. A ciência confirma a tese e vai mais longe: namorar faz você perder dois bons amigos – não estamos falando daqueles 300 caras que vocês diz ser amigo no Facebook.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, perguntou a 540 voluntários sobre o círculo de amigos mais próximos sobre as mudanças de quando um dos amigos passa a namorar. De forma geral, a perda entre os entrevistados era de dois grandes amigos durante a aventura amorosa.

Mas nada de desespero. Segundo a pesquisa, o distanciamento dos amigos é natural, já que um namoro exige dedicação. O jogo do time do coração na quarta-feira já não é prioridade, a balada se transforma em cinema a dois e as viagens de Carnaval são abortadas. Ou seja: os amigos acabam em segundo plano. Mas nunca é ruim tentar equilibrar melhor as coisas. Afinal, pode acontecer do relacionamento não dar certo…