Mostra Internacional de Cinema exibe “Embu -Terra das Artes”

Documentário dirigido pela artista plástica Fátima Seehagen debate destruição de riquezas da cidade de Embu das Artes e questiona Plano Diretor do município

São Paulo – Com quase 250 mil habitantes, distribuídos numa área de 70 km², a cidade de Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, é um lugar especialmente vocacionado para receber artistas.

Uma das 29 estâncias turísticas paulistas, o município tem reconhecida vocação artística desde sua criação, em 1554. A cidade também faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, colaborando com o abastecimento de água da metrópole.

No entanto, as matas, a fauna silvestre, os mananciais e até mesmo o turismo estão ameaçados com a ocupação de áreas verdes da cidade por indústrias e galpões.

Para discutir o problema e ajudar na preservação do patrimônio cultural e ambiental, a comunidade do município, artistas, ambientalistas e a artista plástica Fátima Seehagen se uniram para produzir o documentário “Embu – Terra das Artes”*, lançado este ano.

Selecionado na categoria Novos Diretores, o filme será exibido na 36ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, a partir do dia 19/10.

Com duração de 1h10, o longa pretende mostrar que o projeto de Lei do Plano Diretor do município compromete as últimas áreas verdes da cidade e, também, a sobrevivência do núcleo de arte da região.

Assista ao trailer do documentário, abaixo:


Durante a mostra, entre os dias 19/10 e 02/11, serão exibidos cerca de 350 títulos, de mais de 60 países, em 28 espaços culturais espalhados pela capital paulista. Entre os filmes, 60 são brasileiros e apenas 14 estão na categoria Novos Diretores.

“EMBU – TERRA DAS ARTES” NA 36ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA”

Data: 19/10, às 20h

Local: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, sala 6
Endereço: Rua Frei Caneca, 569, 3º Piso – São Paulo/SP

Data: 20/10, às 14h
Local: Cine Livraria Cultura, sala 2
Endereço: Avenida Paulista, 2073, Cerqueira César – São Paulo/SP

Data: 21/10, às 16h45
Local: Matilha Cultural
Endereço: Rua Rego Freitas, 542, República – São Paulo/SP

Data: 22/10, às 14h
Local: Espaço Itaú de Cinema – Augusta, sala 3
Endereço: Rua Augusta, 1475, Cerqueira Cesar – São Paulo/SP