Morre Lúcio Dalla, importante cantor italiano

Dalla, que além de cantor era escritor e músico, estava na Suíça para uma série de concertos

Roma – Lúcio Dalla, um dos mais importantes cantores italianos, autor de sucessos internacionais como ‘Caruso’, morreu nesta quinta-feira em Montreux (na Suíça) de infarto aos 68 anos, informou a imprensa italiana.

Dalla, que além de cantor era escritor e músico, estava na Suíça para uma série de concertos.

A última aparição na Itália de Dalla, que em 4 de março iria completar 69 anos, foi na semana passada no Festival da Canção de Sanremo em um dueto com o jovem Pierdavide Carone, para quem havia composto a canção ‘Nani’.

O fotógrafo e amigo Roberto Serra contou que ontem falou com Dalla, e ele e estava ‘bem, feliz e tranquilo’ com a turnê europeia iniciada em Lucerna, que deveria passar por Zurique e Montreux. A turnê estava prevista para encerrar em 30 de março em Berlim.

Em 40 anos de carreira, emocionou com canções como ‘Gesù Bambino’, com a qual participou de 1971 no Festival da Canção de Sanremo e foi o seu primeiro grande sucesso, embora a censura o tenha obrigado a mudar o título. Ele optou por ‘4/3/1943’ (data de seu nascimento), a música contava a história de uma mãe solteira.

Internacionalmente, seu grande êxito chegou ocorreu nos anos 80 pelas mãos de ‘Caruso’, considerada uma das obras-primas da música italiana pela crítica.

Ultimamente, Dalla havia protagonizado com seu amigo e cantor Francesco de Gregori uma turnê italiana de enorme sucesso.