Local Motors lança primeiro carro impresso em 3D

O Strati, como foi batizado o carro, tem carenagem, rodas e vários acessórios impressos em 3D de uma só vez

São Paulo – Você não leu errado. A empresa Local Motors em parceria com a Cincinnati Inc. e o laboratório nacional de Oak Ridge, criaram um processo de fabricação de um carro quase totalmente impresso em terceira dimensão.

Trata-se de um marco histórico para a indústria automobilística.

As impressoras 3D vieram do meio industrial, mas nunca foi cogitado a possibilidade delas partirem da prototipagem para o uso no mundo real. Talvez por uma questão de material utilizado ou até escala de produção.

A Local Motors acaba de quebrar este paradigma. O processo de fabricação é chamado de manufatura digital direta (DDM em inglês). É como uma completa célula de manufatura, bem ao estilo Toyota.

O Strati, como foi batizado o carro, tem carenagem, rodas e vários acessórios impressos em 3D de uma só vez. Componentes mecânicos como: bateria, motor, fiação e suspensão são de outros fabricantes, com peças inclusive do carro elétrico Renault Twizy. O carro demora 44 horas para ficar pronto.

Segundo a empresa, a grandiosa impressora 3D é capaz de depositar cerca de 18 quilos por hora de material. O material utilizado é um polímero plástico ABS reforçado com estrutura de carbono.

O carro 3D e o processo de fabricação está em exposição na mostra internacional de tecnologias de manufatura (The International Manufacturing Technology Show 2014). Não há ainda informações sobre o preço.

Veja o vídeo oficial do projeto:

//www.youtube.com/embed/daioWlkH7ZI

E o primeiro teste de direção:

//www.youtube.com/embed/lQqcfSjabVE

Veja mais no site oficial do projeto.