Lazaretto é o vinil mais vendido dos últimos 20 anos

A edição em vinil do último álbum de Jack White vendeu 60 mil cópias apenas nos Estados Unidos, segundo a Billboard

A edição em vinil do último álbum de Jack White, “Lazaretto”, se transformou no maior êxito de 2014 e, inclusive, dos últimos 20 anos, com 60 mil cópias vendidas somente nos Estados Unidos, informou a revista “Billboard” com base nos números da SoundScan.

De acordo com a publicação, que resenha semanalmente os números oficiais do mercado americano, “Lazaretto” aparece na frente de “AM”, da banda Arctic Monkeys – o segundo vinil mais vendido do ano com 29 mil cópias -, e também de “Random Access Memories”, do Daft Punk, o mais vendido do ano passado.

Neste aspecto, o vinil do novo álbum de Jack White (ex-White Stripes) aparece como o mais vendido desde “Vitalogy”, lançado pela banda Pearl Jam em 1994, há exatas duas décadas.

Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), apesar da progressiva perda de força da música gravada em suporte físico em relação ao formato digital, a venda de vinil registrou uma considerável alta nos últimos anos.

A venda de vinil teve um aumento de 101% no Reino Unido, em comparação com 2012, e de 32% nos EUA, em relação ao último ano.

Em 2013, por exemplo, 6 milhões de vinis foram vendidos nos EUA, o que representa 2% do total de vendas de álbuns no país.