Kobayashi não correrá na Fórmula 1 em 2013

O piloto japonês foi substituído pelo jovem Esteban Gutiérrez na escuderia Sauber para a temporada de 2013

Paris – Kamui Kobayashi, piloto japonês de Fórmula 1, que foi substituído pelo jovem Esteban Gutiérrez na escuderia Sauber para a temporada de 2013, decidiu não participar do Mundial do ano que vem, anunciou nesta terça-feira o próprio piloto.

O japonês tomou a decisão mesmo após conseguir arrecadar oito milhões de euros em doações, através de uma campanha na internet, para ajudar a encontrar uma equipe para a próxima temporada.

Em mensagem a seus seguidores divulgada em seu site oficial, Kobayashi declarou que a campanha de doação, lançada no fim de novembro, permitiria “trazer a quantia de pelo menos oito milhões de euros” à equipe que o contratasse.

Kobayashi, de 26 anos, foi terceiro colocado no Grande Prêmio do Japão de 2012, seu único pódio em 60 corridas disputadas.

Somente duas escuderias ainda não anunciaram a identidade de seus segundos pilotos para 2013: a Force India, que manteve o escocês Paul di Resta, e a Caterham, que assinou com o francês Charles Pic.

“Infelizmente, não pude garantir um lugar numa equipe competitiva para 2013”, concluiu Kobayashi, que se mostrou “muito triste e desolado pelos fãs e empresas japonesas” que o ajudaram.

O piloto não tem intenção de correr em outra categoria e guardará o dinheiro arrecadado para buscar uma equipe em 2014.