Keanu Reeves fabrica motos exclusivas de US$ 78.000

Esqueça o ator com ar de bonzinho: Keanu Reeves gosta de fabricar motocicletas potentes em empresa que divide com um amigo

Não confunda Keanu Reeves com algum cara bonzinho que curte motocicletas.

Ele não liga para sua calça jeans Scrambler, nem para sua jaqueta de motoqueiro da moda. E ele definitivamente não quer andar na sua minúscula moto café racer.

Por outro lado, ele ficaria mais que feliz falando com você das supermotos Arch Motorcycles KRGT-1 que ele fabrica com seu amigo de longa data, Gard Hollinger, um reverenciado designer do mundo das motos.

As motocicletas, que custam US$ 78.000, são baseadas em um protótipo que Hollinger criou para Reeves anos atrás.

Cada uma dessas feras com motor V2 e 2.032 cilindradas é produzida sob encomenda na cidade de Hawthorne, que fica uma hora ao sul de Los Angeles.

Obra de arte

Durante a construção daquela [primeira] motocicleta fomos nos conhecendo, disse Reeves, em julho, em entrevista na oficina deles.

Diferentemente da maioria dos motociclistas experientes que começaram desde pequenos a pilotar motos sujas, scooters e groms, Keanu aprendeu a dirigir moto já adulto.

Mas ele já acumula dezenas de milhares de quilômetros sobre Nortons, Suzukis, uma BMW 750 ano 1974, uma Kawasaki KZ 900, uma Harley Shovelhead ano 1984 e uma Moto Guzzi Racer — todas de sua coleção pessoal.

Reeves abordou Hollinger pela primeira vez em 2007, quando lhe pediu para modificar sua Harley com uma sissy bar — o encosto que pode ser acoplado ao assento traseiro de uma motocicleta para que o passageiro possa se apoiar.

Hollinger se recusou. Aquilo realmente não era meu negócio, disse ele, com um sorriso irônico. 

Foi então que eles começaram a conversar sobre construir uma moto completamente nova, com visual bonito e estável, um protótipo prata brilhante com pneus grossos e tanque de gasolina curvo como o para-lama de um Bugatti.

Quando Hollinger terminou, Reeves gostou tanto que quis mais. Muito mais — algumas para ele, algumas para os amigos. Quis então montar uma empresa de motocicletas.

Foi realmente dirigindo o protótipo que se provou o conceito do negócio, embora nós não soubéssemos, disse Reeves.

Eles nunca planejaram criar uma empresa — o ator havia encomendado o protótipo apenas para se divertir e dar longos passeios. Mas a moto era tão legal, disse Reeves, que ele não conseguia tirar isso da cabeça. Foi então que começou a insistir com Hollinger para que ele produzisse mais.

Hollinger não se mostrou convencido. Sua empresa, LA County Chop Rods, já gerava muitos negócios. Este ex-piloto de motocross tinha desenvolvido um culto de seguidores, motociclistas que adoram sua capacidade de extrair beleza e potência dos metais brutos.

A moto original foi o resultado do que Keanu disse que esperava de uma motocicleta, disse Hollinger.

Pelo menos essa é a história oficial de como dois homens de 40 e poucos anos continuam gastando horas incontáveis e seu próprio dinheiro para construir uma marca. (Reeves preferiu não informar quanto, limitando-se a dizer que eles não contam com investimento de fora).

Mas existe uma explicação muito mais simples: eles estão em busca de um sentimento. A moto precisa te fazer rir enquanto dirige, diz Hollinger.