Jogadores criam tabuleiro de xadrez para três pessoas

São Paulo – Criado na Índia há mais de 2 mil anos, o xadrez é um clássico irretocável. No máximo, ganhou versão digital e campeonatos disputados contra robôs. Até que uma mudança radical finalmente chegou ao campo de batalha dos reis, rainhas e bispos: a possibilidade de convidar mais um oponente num tabuleiro de xadrez para três.

O 3 Man Chess usa um tabuleiro circular e vem com 48 peças, 16 para cada participante, nas cores branca, preta e marfim. Parece complicado, mas segundo os criadores, as regras do jogo original não chegam a ser comprometidas e apenas algumas novas são acrescentadas. O xeque-mate pode ser dado em dupla ou sozinho – pela primeira vez as partidas permitem alianças, por exemplo.

Segundo os inventores (que se identificam apenas como jogadores aficcionados) a ideia surgiu em 1999, mas só foi colocada à venda recentemente. Todas as regras das partidas podem ser lidas aqui. O jogo pode ser encomendado de qualquer lugar do mundo no próprio site por US$ 39,95, cerca de R$ 64, 50.