Jaguar revela o I-Pace, SUV elétrico que será produzido em 2018

Design compacto e o posicionamento das rodas nas extremidades da plataforma foram pensados para abrir espaço para a instalação das baterias

A Jaguar aproveitou o frisson gerado em torno do Salão de Los Angeles para revelar o I-Pace Concept, o primeiro carro-conceito da marca movido a eletricidade. O veículo foi exibido ao mundo antes da abertura da feira norte-americana.

 

Apesar do visual de hatchback, o I-Pace é definido pela marca como um SUV – nada anormal, considerando que outros utilitários esportivos compactos também se enquadram nesse grupo, como o Mercedes-Benz GLA.

Design dianteiro lembra o F-Pace e o XE Design dianteiro lembra o F-Pace e o XE

Design dianteiro lembra o F-Pace e o XE (/Divulgação)

Lanternas também são semelhantes às do F-Pace Lanternas também são semelhantes às do F-Pace

Lanternas também são semelhantes às do F-Pace (/Divulgação)

Segundo Ian Callum, diretor de design da Jaguar, o design compacto e o posicionamento das rodas nas extremidades da plataforma foram pensados para abrir espaço para a instalação das baterias no assoalho do veículo.

As bateria ocupam quase todo o assoalho do carro As bateria ocupam quase todo o assoalho do carro

As bateria ocupam quase todo o assoalho do carro (/Divulgação)

Ao contrário da maioria dos carros-conceito, o I-Pace parece praticamente pronto para ser produzido. O desenho atraente não esconde a inspiração nos modelos XE e F-Pace, mas com vincos, recortes e volumes mais ousados.

Teto de vidro é finalizado por um aerofólio Teto de vidro é finalizado por um aerofólio

Teto de vidro é finalizado por um aerofólio (/Divulgação)

jagipacelocation14111606

Apesar do visual ligeiramente futurista, o interior também não está muito distante da realidade, trazendo duas enormes telas no lugar do painel de instrumentos e da central multimídia.

Belo interior tem duas grandes telas Belo interior tem duas grandes telas

Belo interior tem duas grandes telas (/Divulgação)

Apenas detalhes como o desenho dos bancos e os revestimentos empregados no acabamento devem ser substituídos quando o I-Pace virar realidade – o que acontecerá em 2018.

Console central vazado, madeira e iluminação sóbria Console central vazado, madeira e iluminação sóbria

Console central vazado, madeira e iluminação sóbria (/Divulgação)

Assento do meio parece ser apenas para crianças Assento do meio parece ser apenas para crianças

Assento do meio parece ser apenas para crianças (/Divulgação)

O SUV é movido por dois motores elétricos, sendo cada um deles instalado em um dos eixos. Combinados, eles produzem aproximadamente 400 cv e torque máximo de 71,4 mkgf. A marca informa um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos 4 segundos.

São dois motores elétricos, um em cada eixo, gerando 400 cv e 71,4 mkgf São dois motores elétricos, um em cada eixo, gerando 400 cv e 71,4 mkgf

São dois motores elétricos, um em cada eixo, gerando 400 cv e 71,4 mkgf (/Divulgação)

A tração é integral permanente e a autonomia estimada pela Jaguar é de até 500 quilômetros. De acordo com a empresa, 80% da carga das baterias pode ser carregada em 90 minutos e 100% da carga total é obtida em apenas duas horas plugado a um carregador rápido de 50 kW.

jagipacelocation14111602