Itaú Cultural promove Ocupação Nelson Rodrigues

Projeto do Itaú Cultural celebra o centenário do nascimento do autor com exposição, espetáculos e debates

São Paulo – Gênio, tarado, libertário, reacionário, polêmico, pornográfico. Os adjetivos associados a Nelson Rodrigues são muitos, e sempre intensos. Além da obra como dramaturgo, Nelson escreveu crônicas esportivas, romances de folhetim e contos. Sua obra foi adaptada para cinema e televisão e ele opinou, com seu humor ácido, sobre artes, política, esportes e comportamento, sempre criando frases e personagens memoráveis.

Para celebrar o centenário do seu nascimento, o Ocupação Nelson Rodrigues explora sua vida e obra, com exposição, espetáculos e debates, no Itaú Cultural e no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. A exposição, que foca a influência familiar na formação de Nelson, tem curadoria de Maria Lucia Rodrigues, sua filha, e co-curadoria de sua neta, Sonia Muller.

Além da mostra, a programação conta ainda com montagens, leitura dramática e seminários. O diretor Nelson Baskerville encena Os Sete Gatinhos, texto de Nelson, nos dias 21 e 22 de julho. As atrizes Cleyde Yáconis e Denise Fraga encenam Elas Não Gostam de Apanhar, olhar do autor sobre amor, mulheres, humor e morte.

Haverá ainda um ciclo de debates com várias mesas, onde diretores que fizeram peças de Nelson vão discutir as diferentes leituras e montagens feitas para as obras do autor. Entre eles, estão Ana Kfouri, Antono Cadengue, Cibele Forjaz e Paulo de Moraes. Veja a programação completa aqui.

O que: Ocupação Nelson Rodrigues
Quando: terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h (até 29 de julho)
Onde: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo
Quanto: Grátis