Indicados ao Oscar 2017 quebram cinco recordes. Veja quais

Pela primeira vez na história, três atrizes negras foram indicadas em uma mesma categoria. Meryl Streep, mais uma vez, quebrou seu próprio recorde

São Paulo – Mesmo a um mês para as premiações, a 89ª edição do Oscar já pode ser considerada um marco na história do cinema. Os filmes, diretores, atores e atrizes indicados em diversas categorias quebraram cinco recordes — alguns deles históricos e outros, nem tanto.

Após dois anos sendo criticada pela falta de diversidade, a Academia de Artes e Ciência Cinematográficas de Hollywood decidiu indicar diversos atores e atrizes negros para concorrer às estatuetas neste ano.

Viola Davis, Octavia Spencer e Naomie Harris foram indicadas ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. É a primeira vez que três atrizes negras são indicadas em uma mesma categoria.

Davis concorre por seu papel em Cercas, Spencer, por Estrelas Além do Tempo e Naomie Harris, por Moonlight. As três artistas disputam a estatueta com Nicole Kidman (Lion: Uma Jornada Para Casa) e Michelle Williams (Manchester à Beira-Mar).

Este não foi o único recorde quebrado por Viola Davis. Com a indicação a Melhor Atriz Coadjuvante, ela se tornou a primeira atriz negra com três indicações ao Oscar. Davis já havia concorrido na mesma categoria por Dúvida (2009) e por Histórias Cruzadas (2012), neste caso como Melhor Atriz.

Whoopi Goldberg era quem mantinha o recorde com duas indicações: uma por Melhor Atriz em A Cor Púrpura (1986) e outra por Melhor Atriz Coadjuvante em Ghost – Do Outro Lado da Vida (1991), quando venceu.

O aumento de representatividade do Oscar não termina por aí. A 89ª edição também está marcada como com o maior número de atores negros indicados. Foram seis: Denzel Washington, como Melhor Ator (Cercas), Ruth Negga, como Melhor Atriz (Loving), Octavia Spencer, Viola Davis, Naomie Harris e Mahershala Ali, como Melhor Ator Coadjuvante (Moonlight).

Meryl Streep e La La Land

Meryl Streep bateu o próprio recorde no número de indicações à estatueta. A atriz está concorrendo como Melhor Atriz por seu papel no filme Florence Foster Jenkins. É a 20ª vez que Streep recebe uma nomeação ao Oscar.

Ela já ganhou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante por Kramer vs. Kramer (1980), de Melhor Atriz por A Escolha de Sofia (1983) e, mais recentemente, de Melhor Atriz por A Dama de Ferro (2011).

Não foram apenas atrizes e atores que quebraram recordes nesta edição do Oscar. O filme La La Land – Cantando Estações recebeu 14 indicações e igualou o número de nomeações de Titanic (1997) e A Malvada (1950). Os três filmes foram os que mais ganharam indicações à estatueta em toda a história do evento.