Hyperlapse é o novo app do Instagram

Sabe aquele efeito de passagem de tempo usado na abertura de 'House of Cards' ou 'Saturday Night Live'? Ele é feito por um equipamento de US$ 15 mil, mas agora você pode baixá-lo no seu smartphone

hyperlapse

Glauber Rocha ficaria contente com essa. Se para o pai do Cinema Novo bastava “uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”, o que ele faria com o Hyperlapse, a nova ferramenta que o pessoal do Instagram desenvolveu — e que emula com (quase) perfeição uma steadycam de 15 mil dólares?

O app tem uma função básica: estabilizar a captação de vídeo e, assim, criar sensacionais time-lapses — aquele efeito de passagem de tempo usado na abertura do seriado ‘House of Cards’ ou ‘Saturday Night Live’, manja?

time-lapse-2_4972189_gifsoup-com_Isso, senhoras e senhores, é um time-lapse

O truque é feito graças a uma sacada de Alex Karpenko, designer de software do Instagram. Com a programação correta, os giroscópios embutidos nos smartphones poderiam calcular os movimentos da câmera instantaneamente, mapeando os quadros do filme e dando a impressão de que a câmera está firme.

//player.vimeo.com/video/104409950

Introducing Hyperlapse from Instagram from Instagram on Vimeo.

Vai na fé, Martin Scorsese!

A ferramenta já está disponível para iOS — e não custa nada! Os usuários de Android devem receber o Hyperlapse nos próximos dias.

– — –