Grifes apostam nos chamados relógios esqueletos

Marcas como Cartier e Tag Heuer criam relógios que mantêm suas engrenagens à mostra

Ninguém que é dono de um relógio de mais de cinco dígitos se aventura, em sã consciência, a desmontá-lo por conta própria nem que seja para trocar a bateria. Mas não são poucos os que adorariam contemplar as complexas engrenagens que garantem o funcionamento de seus luxuosos acessórios.

Essa curiosidade é o que explica o sucesso dos chamados relógios esqueletos. Como o nome indica, são modelos reduzidos ao básico – são poupadas somente as pecinhas de metal sem as quais os ponteiros não têm como girar.

O primeiro a apostar na ideia teria sido o relojoeiro André-Charles Caron, lá no século XVIII. A seguir, os exemplares mais chamativos das maisons em atividade.

Cartier Santos-Dumont Skeleton

Com movimento mecânico com corda manual, tem caixa com espessura de 9,4 milímetros – em titânio ou de ouro branco 18 quilates -, coroa octogonal incrustada e mostrador com algarismos romanos. Preço sob consulta.

Cartier Santos-Dumont Skeleton Cartier Santos-Dumont Skeleton

Cartier Santos-Dumont Skeleton (Cartier/Divulgação)

Tag Heuer Carrera GMT Automatic Chronograph

A caixa em aço de 45 milímetros, resistente à água até 100 metros, não esconde a complexa engrenagem. O segundo fuso horário, funcionalidade que pode ser ajustada com a coroa, pode ser lido com o auxílio do ponteiro vermelho laqueado e do bezel de cerâmica preto e azul que contém uma escala GMT de 24 horas. Preço sob consulta.

Tag Heuer Carrera GMT Automatic Chronograph Tag Heuer Carrera GMT Automatic Chronograph

Tag Heuer Carrera GMT Automatic Chronograph (Tag Heuer/Divulgação)

Roger Dubuis Excalibur Spider Pirelli

A relojoaria suíça Roger Dubuis, do grupo Richemont, se uniu à conhecida fabricante de pneus para lançar este modelo com caixa de 45 milímetros feita de titânio preto. O lançamento é limitado a 88 unidades. Preço sob consulta.

Roger Dubuis Excalibur Spider Pirelli Roger Dubuis Excalibur Spider Pirelli

Roger Dubuis Excalibur Spider Pirelli (Roger Dubuis/Divulgação)

Zenith Defy El Primero 21 Chronograph

A caixa tem 44 milímetros de diâmetro, feita de titânio escovado, permite contemplar boa parte dos 293 componentes. A pulseira, de borracha, tem revestimento de couro de crocodilo. Preço sob consulta.

Zenith Defy El Primero 21 Chronograph Zenith Defy El Primero 21 Chronograph

Zenith Defy El Primero 21 Chronograph (Zenith/Divulgação)