‘Game of Thrones’: duas teorias que vão explodir o seu cérebro

A teoria que corre a internet sobre Game of Thrones levanta especulações a respeito da linhagem de Tyrion Lannister

(Este texto é cheio de spoilers. Leia por conta e risco.)

Estamos com muita saudade de ‘Game of Thrones’. Tanto que, para não sofrer de abstinência enquanto a série não volta à HBO — a previsão é que a quinta temporada comece a ser exibida em abril de 2015 —, estamos relendo os livros e acompanhando tudo o que sai na internet. Recentemente, esbarramos em duas teorias bem interessantes…

A ascendência de Tyrion Lannister

A teoria que corre a internet — e que foi compilada num post do BuzzFeed — levanta especulações a respeito da linhagem de Tyrion. De acordo com o texto, ele não seria filho de Tywin Lannister, mas sim de Aerys Targaryen, o Rei Louco.

O autor do texto sugere que Joanna, a esposa de Tywin, teria tido um caso com Aerys enquanto Tywin serviu como Mão do Rei. Ela teria engravidado. Quando Tywin descobriu, teria tentado o aborto, o que levou Joanna à morte e deixou o filho, Tyrion, deformado.

Faz sentido.

E se a teoria for verdadeira, explica muita coisa. Por exemplo, o comportamento de Tywin em relação ao filho, a quem diz coisas como “Você não é meu filho”, e o fato de se negar a fazer de Tyrion seu herdeiro em Casterly Rock.

Há evidências para sustentar a teoria. Nos livros, George R.R. Martin, o autor, descreve o cabelo do personagem como tão loiro que parece branco, e afirma que ele possui uma mórbida fascinação por dragões. São duas características dos Targaryen. Além disso, em certo momento, Daenerys ouve, na Casa dos Imortais, referências ao “o dragão de três cabeças”. As três cabeças seriam a dela mesma, de seu meio irmão Tyrion e de seu sobrinho Jon Snow.

Ah, sim, Jon Snow é supostamente filho de Rhaegar Targaryen. E aqui vamos à segunda teoria.

A ascendência de Jon Snow

Um dos grandes mistérios d’As Crônicas de Gelo e Fogo é: quem são os pais de Jon Snow, o bastardo de 14 anos de idade? Ok, a gente é levado a acreditar que Nedd Stark traiu Catelyn, mas e se não foi exatamente isso que aconteceu?

O usuário de Youtube Alt Shift X tem uma teoria interessante: Jon é filho de Rhaegar Targaryen, o herdeiro morto do Rei Aerys II Targaryen, e Lyanna Stark, que fora abduzida pelo rei. A teoria ficou conhecida como R + L = J (ou “Rhaegar + Lyanna = Jon”) e seu berço é a Torre da Alegria.

De acordo com a história, Lyanna Stark ficou na Torre da Alegria quando o príncipe Rhaegar Targaryen partiu para liderar a guerra de seu pai, Aerys II, contra a rebelião de Robert Baratheon. Ao fim da guerra, quando Ned e seis companheiros chegaram à torre, o Stark encontrou sua irmã lá, prestes a morrer “em uma cama de sangue”. Ela era guardada por três membros da Guarda Real.

Ela estava à morte não por causa de ferimentos, mas por parir uma criança. Ned, então, promete cuidar o filho. No caso, o menino era Jon.

Não faltam evidências para isso, como mostra o vídeo de Alt Shift X:

//www.youtube.com/embed/kHqzFwodZqQ

Uma das evidências é a idade: na primeira aparição de Jon na saga, ele tem 14 anos, o mesmo tempo desde o fim da guerra. Além disso, em alguns momentos, Ned não relaciona Jon como filho seu, e mais importante que isso: ele diz sempre que Jon “é meu sangue”, mas nunca que “Jon é meu filho”. Ser do próprio sangue não necessariamente significa ser filho. Pode ser.., filho da irmã, não?

Como se tudo isso não bastasse para suspeitar que Jon é o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro, Sean Bean, o ator que deu vida a Ned Stark na adaptação da HBO, parece confirmar a teoria. Durante uma entrevista para a Vulture a respeito de uma possível volta à série em forma de flashback, ele respondeu:

“Eu definitivamente tenho assuntos não terminados que precisam ser resolvidos. Obviamente não sou o pai de Jon Snow. E precisamos que isso seja revelado em algum momento, não?”