Fritura: 5 receitas de dar água na boca

Cometer algumas derrapadas dá mais gosto e sabor ao dia a dia

 (MIS/Divulgação)

A fritura é considerada um dos métodos de cozimento mais violentos: em contato com a gordura, a umidade da superfície do alimento evapora imediatamente.

Esse processo é chamado de reticulação, que resulta em uma casca crocante e um miolo suculento. Porém, as receitas fritas são marginalizadas e têm pouco prestigio gastronômico.

Para acabar com essa lorota, Letícia Massula, chef do espaço gastronômico Feed, em São Paulo, criou quatro petiscos e prova que dá para fazer boas iguarias em imersão.

Precisa só seguir alguns cuidados para lidar com o óleo — que a gente entrega de bandeja e papel-toalha para você.

Receitas

 (Gustavo Pitta/Revista VIP)

1 – Banana picante

#Modo de preparo

Corte dez bananas-da-terra em cubos médios e frite em imersão até a fruta ficar dourada. Escorra em papel-toalha e transfira para um bowl. Misture 1 xícara (chá) de salsinha picada, 1 cebola roxa fatiada, 4 pimentas-dedo-de-moça cortadas em lâminas, suco de 2 limões e sal a gosto. Sirva morno.

2 – Bolinho de batata-doce com quinoa

#Modo de preparo

Misture 3 batatas-doces cozidas e amassadas, 1 xícara (chá) de quinoa cozida, ½ xicara (chá) de cebola picada, ½ xicara (chá) de salsinha picada, sal e pimenta a gosto. Faça pequenos bastões com essa massa e frite.

3 – Quibe recheado com coalhada seca

#Modo de preparo

Em um bowl, cubra 300 g de trigo com água fria e deixe hidratar por 30 minutos. Esprema o trigo para eliminar o excesso de líquido. Misture com 700 g de carne moída, 5 colheres (sopa) de cebola picada, 4 colheres (sopa) de hortelã, sal e pimenta síria a gosto. Faça bolas ocas e recheie com coalhada seca. Feche o quibe e frite.

4 – Bolinho de arroz

#Modo de preparo

Passe 3 xícaras (chá) de arroz cozido pelo espremedor de batata. Misture 1 ovo, ½ cebola picada, ½ xícara (chá) de salsinha picada, 1 colher (chá) de pimenta, ½ xícara (chá) de parmesão ralado e sal a gosto. Forme os bolinhos com a mão e frite.

5 – Bolinho de carne Thai

#Modo de preparo

Misture 2 kg de carne moída, ½ xícara (chá) de cebolinha picada, ½ xícara (chá) de gengibre picado, ½ xícara (chá) de cebola picada, ½ xícara (chá) de talo de coentro laminado, sal e pimenta a gosto. Faça as bolas de carne, passe por 2 ovos batidos com sal e, depois, por 3 xícaras (chá) de coco ralado. Frite até o coco dourar, cerca de 4 minutos.

 

Dicas

 (Gustavo Pitta/Revista VIP)

  • O que é ranço? 

óleo fica rançoso quando a estrutura química dele foi degenerada. Dá para sentir que o negócio desandou por causa do mau cheiro, da cor escura e da alteração da viscosidade. Acontece, geralmente, quando a gordura ultrapassa a temperatura máxima de 200 graus. Ela queima e libera compostos acres e uma fumaça picante. Além disso, usar o mesmo óleo repedidas vezes também provoca ranço.

  • Sem derrapagens

Escolha um óleo de sabor neutro, como o de canola ou girassol. O de soja é o que fica rançoso mais rápido – ele é bom para fritar pequenas porções.

  • Utensílios

A melhor panela é a de fundo grosso, que distribui o calor e não deixa o óleoesfriar. Já a escumadeira ideal é a tipo aranha, pois retém menos gordura.

  • Truque da vovó

Não confia nos próprios olhos? Jogue um fósforo dentro da panela de óleo. Quando ele acender, a temperatura está ideal para fritar.