Francês Patrick Modiano recebe Nobel de Literatura

Já o prêmio de Economia foi entregue ao também francês Jean Tirole

Estocolmo – O rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, entregou nesta quarta-feira, em Estocolmo, o Nobel de Literatura ao escritor francês Patrick Modiano, e o prêmio de Economia ao também francês Jean Tirole.

“Estes dois prêmios Nobel são um orgulho para a França. É muito importante que o governo esteja presente nesta cerimônia”, disse à AFP a secretária francesa de Pesquisa, Geneviève Fioraso.

“A cerimônia que acaba de ocorrer me emocionou profundamente e é um testemunho da generosidade e do carinho com o qual me receberam. Jamais esquecerei”, declarou Modiano.

“Tenho a sensação de que me colocaram no panteão dos heróis da minha juventude, que me fizeram querer escrever.

Tirole declarou: “nossa incapacidade de prever a crise financeira (de 2008) é uma poderosa lembrança do pecado do orgulho”. “Há muita coisa para aprender, e o mundo muda muito rápido, talvez mais rápido que nossa compreensão”.

O Nobel de Química foi entregue aos americanos Eric Betzig e William Moerner e à alemã Stefan Hell, enquanto o prêmio de Medicina foi para o pesquisador britânico-americano John O’Keefe e para os noruegueses May-Britt e Edvard I. Moser.

Após a cerimônia de entrega dos prêmios, ocorreu um banquete para 1.250 convidados na prefeitura de Estocolmo, com a presença da família real.