Filme “Tropa de Elite 2” não vai concorrer ao Oscar

Lista de filmes pré-selecionados para concorrer ao prêmio foi divulgada hoje e filme brasileiro não está entre os escolhidos

São Paulo – O filme brasileiro “Tropa de Elite 2” não está entre os pré-selecionados pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para concorrer ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. O longa-metragem dirigido por José Padilha estava entre os 63 filmes inscritos para concorrer ao troféu, mas não passou nesta fase da seleção.

Entre os nove escolhidos, está o iraniano “A Separação”, premiado como melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro. Produções da Bélgica, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Israel, Marrocos, Polônia e Taiwan também estão na lista.

Desses, ainda serão selecionados cinco finalistas, que serão revelados no dia 24 de janeiro. A premiação está marcada para o dia 26 de fevereiro. A última vez que um filme brasileiro ficou entre os cinco primeiros foi em 1999, com “Central do Brasil”. Nesse ano, o vencedor de melhor filme estrangeiro foi a produção italiana “A Vida É Bela”.

País Filme Diretor
Bélgica Bullhead Michael R. Roskam
Canadá Monsieur Lazhar Philippe Falardeau
Dinamarca Superclásico Ole Christian Madsen
Alemanha Pina Wim Wenders
Irã A Separação Asghar Farhadi
Israel Footnote Joseph Cedar
Marrocos Omar Killed Me Roschdy Zem
Polônia In Darkness Agnieszka Holland
Taiwan Warriors of the Rainbow: Seediq Bale Wei Te-sheng