Filme cubano que aspira ao Oscar recebe prêmio Glauber Rocha em Havana

"Habanastation", do cineastra Ian Padrón, disputa uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

HAVANA – O filme cubano “Habanastation”, que disputa uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, ganhou o prêmio Glauber Rocha, concedido pela imprensa estrangeira no XXXIII Festival de Cinema de Havana, informou no último sábado a agência de notícias cubana Prensa Latina.

Ao premiar o filme do cineasta cubano Ian Padrón, de 35 anos, o juri destacou “como com poucos recursos” o diretor conseguiu mostrar “a realidade social cubana de um ponto de vista humano, com um ar de otimismo e esperança”, ressaltou a agência, que patrocina o prêmio.

O filme já foi visto por mais de um milhão de pessoas em Cuba este ano e ganhou em julho o Prêmio de Melhor Filme de Ficção do Festival de Traverse City, em Michigan, norte dos Estados Unidos, organizado pelo cineasta americano Michael Moore.

Filmado em um bairro da periferia de Havana, o filme aborda as desigualdades que existem em Cuba através da relação entre duas crianças de origens sociais diferentes.

O Prêmio Glauber Rocha, em homenagem ao cineasta brasileiro, é concedido desde 1985 pela imprensa estrangeira credenciada no Festival de Havana, que termina neste domingo.