Festival de Cinema de NY abre as portas com filme de Ang Lee

''As Aventuras de Pi'' é baseado no romance de sucesso do canadense Yann Marte

Nova York .- O Festival de Cinema de Nova York (NYFF) começou uma nova edição nesta sexta-feira, na qual celebra seu aniversário de 50 anos com a estreia mundial de ”As Aventuras de Pi”, a última produção do cineasta de Taiwan Ang Lee que narra a história de sobrevivência e coragem de um jovem indiano.

O filme estreia esta noite após o tradicional tapete vermelho que representa o início do festival, mas o diretor apresentou o longa-metragem em um encontro com a imprensa no qual destacou o caráter ”internacional” de seu novo trabalho em 3D, rodado na Índia e em Taiwan.

”As Aventuras de Pi”, baseado no romance de sucesso do canadense Yann Martel, conta a história de um jovem que após um naufrágio no qual perde toda sua família, passa 227 dias em um bote salva-vidas com o único outro sobrevivente, um tigre de Bengala com quem compartilha uma relação especial.

Segundo o diretor e ganhador do Oscar com ”O Segredo de Brokeback Mountain” (2006), para dirigir este filme recorreu à experiência real de um sobrevivente, que durante seis dias sobreviveu a um naufrágio, ”uma grande ajuda” para poder realizar este filme.

O protagonista do filme, Suraj Sharma, também explicou no encontro com os jornalistas que um dos aspectos mais complicados da rodagem foi se imaginar na água e expressar as emoções e os sentimentos tão ”poderosos e extremos” de seu personagem.

Através da magia e da fantasia e com um elenco de estrelas como Suraj Sharma, Irrfan Khan, Tobey Maguire e Gérard Depardieu, Lee consegue criar uma superprodução com grandes efeitos especiais e uma grande força musical.


O Festival de Cinema de Nova York exibirá um total de 28 filmes e 16 curtas-metragens, o melhor do cinema mundial na atualidade. A mostra acontece até o dia 15 de outubro e este ano prestará homenagem à estrela Nicole Kidman.

Em relação aos curtas, o festival contará com obras de diretores do Canadá, Dinamarca, Egito, França, México, Espanha, Suíça e EUA.

Outra novidade desta edição é que o festival poderá ser acompanhado de qualquer parte do mundo, já que os cinéfilos poderão participar de conferências e conversas com os próprios diretores através de um portal na internet.

O Festival será encerrado com o filme ”Flight”, dirigido por Robert Zemeckis e protagonizado por Denzel Washington, que conta a história de um piloto que da noite para o dia se transforma em herói após evitar um desastre aéreo e salvar a vida de mais de cem passageiros.