Exemplar do raríssimo First Folio de Shakespeare encontrado

Exemplar da primeira compilação das obras teatrais de Shakespeare, datado em 1623, foi encontrado no norte da França

Lille – Um exemplar do raríssimo “First Folio” de Shakespeare, a primeira compilação de suas obras teatrais datado em 1623, foi encontrado no norte da França, anunciou nesta terça-feira à AFP o jovem bibliotecário que fez a descoberta.

“Trata-se do exemplar número 231 encontrado no mundo e o segundo na França”, indicou Rémy Cordonnier, de 31 anos, um dos responsáveis da biblioteca de Saint-Omer, em Pas-de-Calais (norte).

A descoberta ocorreu quando o bibliotecário, que preparava uma exposição sobre literatura inglesa, consultou um volume de Shakespeare (1564-1616) em teoria datado do século XVIII e suspeitou da data.

“Ocorreu-me que poderia ser um ‘First Folio’ não identificado, com uma carga histórica e um valor intelectual muito importante”, explicou Cordonnier, que também é doutor em história da Arte.

O volume chegou à biblioteca levado por ingleses, “já que Saint-Omer foi durante muito tempo um dos últimos redutos católicos da região e muitos católicos ingleses que fugiam da perseguição dos anglicanos encontraram refúgio aqui”, explicou.

O exemplar, que já foi autenticado pelo especialista mundial Eric Rasmussen, encontra-se em bom estado, embora faltem 30 páginas, entre elas a capa. Isso explica como passou desapercebido durante quatro séculos.

“Os ‘First Folio’ têm um valor de 2,5 a 5 milhões de euros, embora o nosso valerá menos, porque faltam páginas”, explicou à AFP Françoise Ducroquet, diretora da biblioteca.

A biblioteca de Saint-Omer, antigo porto que na Idade Média teve uma grande atividade cultural e comercial, possui 800 manuscritos e 230 incunábulos, assim como uma bíblia de Gutenberg.