Milhares se divertem na festa dos tomates

Participantes gritavam enquanto do alto de seis caminhões 125 toneladas de tomates eram jogadas com a maior disposição

Buñol – Milhares de espanhóis e turistas procedentes de todas as partes do mundo participaram ativamente, nesta quarta-feira, do início da Tomatina, tradicional batalha de tomates que acontece todos os anos na localidade espanhola de Buñol (leste).

Muitos sem camisa e com os olhos protegidos por óculos de natação, os participantes gritavam enquanto do alto de seis caminhões 125 toneladas de tomates eram jogadas com a maior disposição.

“É muito divertido. É uma chuva de tomates”, declara a americana Jessica Sims, de 27 anos, com a roupa completamente encharcada de sumo vermelho.

Preocupadas com a segurança devido à grande afluência e as finanças públicas, as autoridades locais começaram no ano passado a cobrar uma entrada de dez euros para a festa.

A violência também aumentou entre os participantes, influenciados pelo álcool, o que fez o evento perder um pouco de sua essência, segundo o organizador Rafael Pérez.

A Tomatina começou espontaneamente em 1945, quando vizinhos que brigavam na rua durante uma festividade local começaram a jogar uns contra os outros os tomates de uma barraca de legumes.