Entendendo Nathan Drake: O que você precisa saber para aproveitar ‘Uncharted 4’ ao máximo

Um resumão que te deixa por dentro de uma das melhores franquias de todos os tempos

Para quem não conhece, segue um breve resumo: Uncharted é uma saga de aventura em terceira pessoa, exclusiva dos consoles PlayStation (PS3, PS Vita e PS4), desenvolvida pela Naughty Dog, parte dos estúdios da Sony. De início, o jogo foi classificado como uma “versão feminina de Tomb Raider”, mas logo ganhou seu espaço no mercado.

Com a voz do ator Nolan North (que atua em diversas séries de TV e outros jogos populares) temos Nathan Drake, um dos parentes perdidos de Sir Francis DrakeAo longo dos quatro jogos é fácil encontrar o padrão de narrativa “no lugar do tesouro havia uma pista, que leva a outra pista…” e este é o único ponto fraco. De qualquer jeito ainda vale a pena arriscar a versão remasterizada para PS4 (lançada no final do ano passado) e aproveitar ainda mais um dos fortes concorrentes a jogo do ano, o Uncharted 4: A Thief’s End.

Abaixo, bolamos um resumo e contamos os principais momentos da trilogia original (repletos de spoilers). Sim, eles levam direto ao quarto título da franquia. Portanto, leia e entenda o peso de uma das maiores histórias de games dos últimos 10 anos:

Uncharted: Drake’s Fortune [2007]

  (Créditos: Divulgação)

(Créditos: Divulgação) (/)

Uma aventura que, assim como grandes franquias de filmes e videogames da atualidade, claramente serviu como um teste do estúdio para ver se valia a pena investir no recém-lançado console da Sony, o PlayStation 3. Conta a jornada do protagonista Nathan Drake, o suposto descendente de Sir Francis Drake (um dos mais admirados exploradores de todos os tempos), em sua busca pelo tesouro perdido de El Dorado com a ajuda da dupla Elena FisherVictor Sullivan.

Resumo da história (com spoilers):

Ao capturar o caixão de Francis Drake, não encontram o corpo, somente um diário e seus pertences. Logo descobrem que o mesmo havia forjado sua própria morte e que seu diário era como um guia para o tesouro de El Dorado. Chegando lá, há somente uma estátua que levaria a uma próxima pista na América do Sul. No local, eles são capturados por rivais que também buscam o tesouro, mas acabam salvos por seres sobrenaturais — que, mais tarde, descobrem tratar-se de soldados zombies da 2ª Guerra amaldiçoados pela estátua de El Dorado.

O vilão arqueólogo Atoq Navarro tenta fugir de helicóptero com a tal estátua, porém é impedido pelo herói. O veículo é danificado e cai em um navio: o cenário perfeito para uma disputa mano-a-mano entre Drake e Navarro. O trio foge e dá a deixa para uma sequência.

Uncharted 2: Among Thieves [2009]

  (Créditos: Divulgação)

(Créditos: Divulgação) (/)

Segue a história de Nathan Drake, enquanto este viaja pelo mundo ao lado de Chloe Frazer e os eternos parceiros Elena Fisher e Victor Sullivan em busca da Pedra Cintamani e da cidade himalaia Shangri-La. Como de costume, eles não são os únicos atrás do tesouro: um grupo de mercenários sérvios tenta interceptar os “heróis” e gera confrontos espetaculares. A história conta com fortes influências da viagem de Marco Polo a Ásia (servindo até mesmo como inspiração para um easter egg e um troféu do jogo) e deixa isso bastante explícito. Foi considerado como o jogo do ano pela crítica e também recebeu um lugar especial na lista dos melhores jogos de todos os tempos.

Resumo da história (com spoilers):

Com Uncharted 2 a empresa alavanca a qualidade de jogabilidade e da narrativa. Drake acorda em um vagão de trem à beira de um abismo e a história gira em torno de suas lembranças até aquele momento: seus “colegas de profissão” Harry Flynn e Chloe Frazer estão atrás da jornada de Marco Polo e seus tesouros e resolvem chamar, veja você, Drake. Flynn rouba o mapa, manda Drake para a prisão e conhecemos o grande vilão da história, o iugoslavo Zoran Lazarevic. Chloe atua como agente dupla e se infiltra em território inimigo, levando o quarteto composto por Drake, Sullivan, Elena e um cameraman (que resolve aparecer na história mas logo é morto pelos inimigos) ao Himalaia.

Após uma longa perseguição, chegamos ao trem do primeiro capítulo e agora controlamos o protagonista ferido em busca de ajuda no Tibete. Helena ajuda Drake, leva-o para um mestre que conta sobre o poder da Perda Cintamani e logo são abordados por um grupo bizarro de Yetis que não passam de zombies fantasiados, amaldiçoados pela pedra. Os dois fogem do abrigo, vão atrás do tesouro e encontram Zoran em uma grande árvore, capaz de deixar os humanos invencíveis. O vilão logo tem ideia de experimentar o líquido poderoso mas acaba sendo morto pelos mutantes zombies. Por fim, os heróis fogem e Drake e Helena dão início a um duradouro relacionamento que vai além da pura aventura.

Uncharted 3: Drake’s Deception [2011]

  (Créditos: Divulgação)

(Créditos: Divulgação) (/)

No terceiro game, Nathan Drake e Victor Sullivan viajam ao redor do mundo em busca da cidade perdida de Iram dos Pilares,  também conhecida como Atlântis das Areias, tendo que enfrentar inimigos ao longo da jornada e desvendar mais enigmas do que nunca. Ao inovar na tecnologia da captura de movimentos, vemos o grande avanço tecnológico da desenvolvedora ao mostrar elementos construídos com perfeição como água e areia. É um dos melhores jogos de 2011, atingiu 90% de média na aprovação de críticas e recebeu dezenas de prêmios de melhor jogo do ano por aspectos técnicos que vão dos gráficos fantásticos à dublagem perfeitamente polida.

Resumo da história (com spoilers):

A história começa com a queda de um avião no meio do deserto e Nathan Drake sozinho, lutando por sua sobrevivência. Agora em Londres, Sullivan e Drake conhecem Talbot, parceiro da intimidadora Katherine Marlowe, que pretende comprar o anel de Sir Francis Drake do nosso herói. A venda não dá tão certo e Katherine rouba-o da dupla, seguindo um tiroteio no qual nossos heróis são gravemente feridos. No entanto, após alguns flashbacks, descobrimos que os ferimentos eram falsos e foram causados por um amigo de Sully, Charlie Cutter.

Chloe retorna (do último jogo) e leva-os para a França, o primeiro passo em busca do grande tesouro. Depois de fugir dos vilões e descobrir um amuleto de Francis Drake, o grupo vai à Síria e acaba em uma emboscada. Passam por Iêmen, lugar onde Charlie se acidenta e é impedido de prosseguir. Eles então se reúnem a Helena e encontram uma tumba subterrânea, que dá uma pista e leva-os ao deserto Rub’ al Khali.

Marlowe captura Drake, que desperta em um navio de piratas. Ele escapa, acorda em terra firme, se encontra novamente com Helena e descobre que Sully foi capturada. O protagonista entra em um avião que supostamente levaria ao paradeiro de seu companheiro, acaba sofrendo um acidente e voltamos à sequência inicial no meio do deserto. Agora no Iram dos Pilares, a cidade maravilhosa, Drake tem visões de seres sobrenaturais e alucina a morte de Sully. No final, todos se saem bem e voltam ao aeroporto, deixando claro que o protagonista e Helena terão um relacionamento sério daqui pra frente.

Uncharted 4: A Thief’s End [2016]

  (Créditos: Divulgação)

(Créditos: Divulgação) (/)

Segundo a própria Naughty Dog, esta é a “última aventura de Nathan Drake”. Segundo a VIP, o melhor título da franquia, seja este o capítulo definitivo da história ou não. Marcado pelo clima sombrio e um enredo cinematográfico, consegue ser ainda melhor que os últimos jogos, abusando da capacidade do PlayStation 4 e aperfeiçoando os gráficos (já espetaculares) de Uncharted 3.

Reforçando o relacionamento de Drake e Helena, nosso aventureiro se aposenta, em uma história que começa anos após os acontecimentos finais de Drake’s Deception. Levando uma vida normal, um contratempo (mostrado bem nos trailers de divulgação, que com certeza são um grande spoiler) faz com que ele retorne ao mundo da arqueologia em busca de tesouros perdidos próximos a ilha de Madagascar.

Como nosso objetivo é te fazer jogar Uncharted 4 e compreender bem a história de toda a quadrilogia, não haverão spoilers sobre este. Só pedimos para ter atenção especial no primeiro capítulo e ter paciência ao explorar o cenário, pois há mais de 100 tesouros e vários easter eggs (incluindo um bastante nostálgico!) que valem ser lembrados por todos os gamers da atual geração de consoles.

Clique aqui para conferir um gameplay livre de spoilers.