Entenda por que o álbum Amoroso marcou a carreira de João Gilberto

Lançado em 1977, trabalho é um dos mais importantes do músico

São Paulo – Amoroso é um clássico, um dos trabalhos mais importantes da carreira de João Gilberto. Lançado em 1977, o álbum marcou seu retorno às paradas de sucesso brasileiras.

A longa temporada dedicada à sua carreira internacional – principalmente nos Estados Unidos – aliada à crescente produção de músicas de protesto contra a ditadura militar que o Brasil enfrentava, fez com que o veterano saísse de moda com suas canções românticas embaladas em harmonias sofisticadas.

No ano seguinte ao lançamento bem-sucedido de Amoroso, João Gilberto voltou ao país para espetáculos em Salvador e São Paulo. Em 1980, a canção Wave, uma das oito faixas presentes no disco, foi escolhida como parte da trilha sonora da novela Água Viva, da TV Globo – emissora que, no mesmo ano, realizou um especial do músico junto às cantoras Bebel Gilberto, sua filha, então com 14 anos, e Rita Lee no Teatro Fênix.

João Gilberto estava de volta – para não sair mais – ao território nacional. Lançado simultaneamente nos Estados Unidos e no Brasil, esse foi o primeiro álbum do cantor com três músicas estrangeiras: a norte-americana S’Wonderful, a italiana Estate e a mexicana Besame Mucho.

João as canta com um sotaque duvidoso, mas divinamente. Com técnica perfeita e emoção contida, mas no limite, a interpretação de Estate é um dos grandes momentos da música popular em todos os tempos, um clássico comparável a Frank Sinatra cantando Night and Day ou Carlos Gardel interpretando Volver.

Impossível ficar indiferente. Impossível não ficar profundamente tocado, nesta música, com a arte superior de João Gilberto.

Veja algumas apresentações de João Gilberto interpretando canções do disco Amoroso.

Estate:

Tin Tin por Tin Tin:

Wave:

S’wonderful:

Caminhos Cruzados:


http://www.youtube.com/embed/q22TYwxbEOw?rel=0

Besame mucho: