Eletronic Arts anuncia times femininos em FIFA 16

Pela primeira vez na história, seleções com mulheres estarão entre as equipes selecionáveis no jogo

A semana não é nada boa para a FIFA — ou qualquer coisa que possa ser minimamente ligada à maior entidade de futebol do planeta. Nesta quarta-feira (27/5), uma operação policial encarcerou sete dirigentes do primeiro escalão da organização. Eles estavam reunidos em Genebra, onde fica a sede da Federação, para uma semana de eventos pré-eleições.

José Maria Marin, ex-presidente da CBF, está entre os presos. Saiba mais sobre a história aqui

No entanto, a má notícia do mundo real é proporcionalmente inversa ao que acontece no plano virtual. A Eletronic Arts, produtora do game, anunciou em seu Twitter que FIFA 2016 irá contar com times femininos. É a primeira vez que o jogo, que existe desde 1994, oferece esse tipo de recurso. Apenas seleções terão a esquadra feminina, mas já é um avanço imenso — ainda mais se considerado o quão machista é o universo do futebol e o dos games.

Os times femininos chegam ao FIFA com 15 anos de atraso — pelo menos em relação ao Nintendo 64. No longínquo 2000, a Silicom Dreams lançou para o console o jogo Mia Hamm Soccer 64. No game, o jogador tabelava com Mia, uma das maiores craques americanas de todos os tempos.

FIFA 2016 deverá chegar às lojas em 25 de setembro deste ano. Se seguir a tendência, o game deverá chegar para Playstation 4, Xbox One, PC, Playstation 3 e Xbox 360.

(Crédito: Reprodução) (Crédito: Reprodução)

(Crédito: Reprodução) (SXC/)

A reação dos jogadores de FIFA na Internet foi instantânea. Apesar de algumas mensagens de apoio, a maioria não pareceu feliz e direcionou à conta da EA Sports comentários agressivos, machistas e ofensivos, como este:

Mas nem só de ódio vive a Internet. A batida policial também rendeu quase que imediatamente uma série de paródias de como será o FIFA 16. No Twitter, uma série de capas para a próxima edição do jogo fez sucesso. Confira as melhores:

https://twitter.com/bola24pt/status/603669112041119744

https://twitter.com/Mombaque/status/603680696624873472